Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

O perigo do benjamin

benjamin sobrecarregado
O perigo do benjamin
Avalie esse serviço!

Você já deve ter visto diversos plugues ligados em uma só tomada, certo? Embora seja uma prática comum, há riscos de incêndio ao utilizar os famosos benjamins de uma vez só em apenas uma única tomada. Não recomendamos que faça isso em sua casa mesmo que os adaptadores sejam os melhores do mercado.

Em geral, a gravidade da situação está na forma como são utilizados e, por isso, nossos eletricistas separaram algumas dicas para o uso correto do benjamin. Vamos explicar de que forma utilizar estes aparelhos e os cuidados necessários. Vamos lá!

O que é um benjamin? Quais os tipos que existem no mercado?

benjamim em T

Benjamin é um nome genérico e popular dado aos adaptadores de tomadas em forma de “T”, que são utilizados para ligar diversos aparelhos elétricos em uma mesma tomada, sobrecarregando o circuito de energia elétrica de sua casa.

Existem vários tipos de benjamins disponíveis no mercado e que, em geral, se adaptam à várias necessidades como, por exemplo, a distância entre a parede e o equipamento a ser ligado. Se um móvel ou equipamento fica muito próximo à parede, como a TV e o Home Theater, você pode ligar os dois em uma única tomada, colocando o plug na entrada superior para não danificar os fios, como a imagem abaixo:

Até quantos aparelhos podemos ligar em um benjamin?

benjamim diferente

Talvez você esteja pensando que um adaptador tem apenas três entradas e se lembra das famosas “réguas” com várias entradas para as tomadas, certo? Entretanto, tudo dependerá da corrente que será suportada e o cálculo é bastante fácil de fazer, basta seguir esses passos:

Fique atento se você perceber que o adaptador foi produzido com material muito frágil – com deformidade aparente ou quebra com uma pequena pressão – ou possui pinos não muito bem encaixados no corpo da peça – se mostram um pouco frouxos ou giram. Em ambos os casos, não compre mesmo que informem a potência e a corrente máximas. Veja aqui mais alguns conselhos sobre a parte elétrica da sua casa.

Quais os riscos da utilização do benjamin?

benjamim pegando fogo

Um dos maiores problemas com o benjamin é o seu uso por pessoas sem o mínimo de conhecimento sobre potência máxima e limite de carga elétrica. Todo mundo tem um desses em casa e sabe como utilizá-lo. Mas, o que nem todo mundo sabe é sobre os riscos de incêndio ou danos por mau funcionamento de aparelhos eletroeletrônicos. Vejamos a seguir:

Não restam dúvidas que os benjamins são “uma mão na roda” quando precisamos ligar um equipamento e não temos tomadas disponíveis pela casa. A melhor pedida é instalarmos mais tomadas nos cômodos do imóvel. Mesmo quando elaboramos um projeto elétrico dentro das normas e padrões, sabemos que, com o grande número de inovações tecnológicas que surgem diariamente, fica muito difícil chegar ao projeto perfeito.

Em todo caso, nunca é demais ter atenção a esses detalhes, principalmente, se for possível diminuir os riscos de incêndio. Quer um conselho? Chame um especialista para fazer a melhor distribuição de tomadas em sua casa e evitar problemas com os adaptadores.

O que achou desta nossa análise? Acha que faltou algo? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em tirar suas dúvidas e ouvir suas sugestões!