Cada profissional na sua área: O risco de contrato com o “faz tudo”

Cada profissional na sua área: O risco de contrato com o “faz tudo”

Você talvez conheça profissionais que oferecem um pouco de cada serviço: construção, pintura, fiação elétrica, instalação de gesso e solução de problemas hidráulicos. É o famoso “profissional faz tudo”.

Pode parecer uma estratégia vantajosa de quem está contratando, afinal apenas um profissional é pago para desempenhar o serviço de vários outros, mas também pode significar uma variedade de riscos à obra em questão.

Vamos discutir um pouco sobre este assunto neste artigo e identificar os riscos que se corre ao contratar um faz tudo e expor as vantagens de contratar um profissional para cada área da sua obra.

O risco de se contratar um faz tudo

Riscos de contratar um faz tudo

Muitos profissionais intitulados de faz tudo desejam aumentar a oferta de serviços. Sendo assim, é comum encontrarmos um pedreiro que também faz instalação elétrica ou um gesseiro que também faz pintura e por aí vai.

O problema está na falta de qualificação adequada para desempenhar cada tipo de papel. Isso nem sempre existe nas referências do faz tudo.

A não ser que haja investimento concreto em estudo e bastante experiência no mercado, é difícil um profissional faz tudo desempenhar com perfeição todas essas atividades. Em alguma delas ele não deve ser tão bom e é aí que mora o perigo.

Pensando em economizar você pode acabar sofrendo consequências maiores como uma parede mal erguida, uma fiação elétrica instalada errada, uma infiltração na parede derivada de uma encanação mal feita. Tudo por uma má atuação de um profissional que acha que faz tudo corretamente, mesmo que não atue constantemente com aquilo.

O ramo da construção possui essa diversidade de funções. É perfeitamente compreensível que um profissional contratado para construir uma casa queira esticar seu trabalho e se ofereça também para cuidar da eletricidade, por exemplo.

Mas se ele não tiver o mínimo de embasamento nesta segunda tarefa, a mera tentativa pode gerar resultados drásticos.

Além do mais, você estará contribuindo para a desvalorização do profissional que buscou investir em capacitação para oferecer o seu melhor e acaba sendo substituído por um profissional faz tudo, sem a devida qualificação.

 Como contratar um profissional qualificado

Como contratar um profissional qualificado

A indicação ainda é uma ótima e confiável forma de encontrar um profissional de qualidade. Afinal, nada melhor do que saber da qualidade do trabalho a partir de quem já contratou o serviço.

Mas você pode utilizar a internet para encontrar bons profissionais e boas empresas. Em uma pesquisa rápida você dispõe de vários resultados dentro da sua cidade. Solicite diferentes orçamentos e faça a escolha que achar mais adequada.

Vantagens de contratar um profissional especializado

  • Você terá não um profissional faz tudo, mas aquele que se qualificou para desempenhar aquela função. A chance de errar e de comprometer todo um processo é muito menor.
  • Um profissional especializado saberá lidar com mais clareza com os problemas que naturalmente surgem no decorrer de uma obra.
  • Você estará valorizando o profissional que está contratando. Estimulando-o a sempre melhorar no que ele se propõe a fazer.

Você já ouviu uma história que diz que quem quer fazer tudo, deixa sempre algo a desejar, nunca desempenha as inúmeras funções com a mesma qualidade?  Com um profissional faz tudo a conversa é a mesma. Apesar da boa vontade de muitos em oferecer uma ampla oferta de serviços, dependendo do grau de dificuldade da obra, escolha um profissional realmente preparado.

De qualquer forma, é preciso que você confie no profissional que está contratando. Diplomas de qualificação não garantem tudo. A experiência conta muito, afinal é na prática que os desafios são superados. Procure indicações de quem já contratou o serviço, conheça obras realizadas por ele, procure sentir confiança de verdade.

E aí, gostou das dicas? Não deixe de compartilhar com seus amigos. A gente se vê no próximo encontro.

Avalie este conteúdo: