Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Tudo sobre elétrica residencial

eletricista
Tudo sobre elétrica residencial
Avalie esse serviço!

Optar por lâmpadas de LED, fazer manutenção preventiva na fiação elétrica e ficar atento com os grandes vilões de uma casa, como chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores, lavadoras de louça e alguns tipos de secadoras de roupa, são dicas importantes para quem quer reduzir a conta de energia. A economia deve ter a atenção dos consumidores, já que, desde o início deste mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste de 42,8% na taxa extra cobrada na bandeira vermelha 2, passando de R$ 3,50 para R$ 5 a cada 100 quilowatts consumido.

Uma instalação elétrica residencial bem dimensionada pode diminuir uma série de situações desagradáveis, como quedas constantes de energia, riscos de curtos circuitos e incêndios. Embora a corrente elétrica e a tensão sejam grandezas invisíveis, é necessário dobrar a atenção quando o assunto for manutenção no circuito do imóvel, principalmente, quando não conhecemos o local e não sabemos se a instalação de fios e equipamentos foram feitos da maneira correta.

Preciso contratar um eletricista ou um engenheiro elétrico?

eletricista residencial

Se você não for nem engenheiro elétrico e nem eletricista, vai precisar contratar um profissional qualificado para fazer a manutenção em sua casa. Afinal, a instalação elétrica residencial é um dos itens da construção com o qual devemos ter o máximo de cuidado.

É importante ressaltar que a presença de um engenheiro elétrico ou um bom eletricista é fundamental antes mesmo do início de qualquer projeto de construção ou reforma. Mas, quais os objetivos dessa medida?

Quais materiais e equipamentos não podem faltar?

cabos elétricos

De forma geral, o que não pode faltar em uma instalação elétrica residencial são os materiais de boa qualidade e acabamento, além de dispositivos de segurança e aterramento.

O aterramento é mesmo necessário?

aterramento elétrico

O aterramento é fundamental para garantir a segurança do imóvel. Por isso, vamos elencar algumas razões para a real necessidade de um aterramento. Vejamos abaixo:

O curioso é que muita gente acaba arrancando o terceiro pino da tomada – destinado ao aterramento – sem saber que está aumentando o grau de risco de acidentes elétricos. Em relação à instalação elétrica residencial, é preciso ter cuidado com a qualidade dos materiais e equipamentos utilizados, além de ficar atento à facilidade da manutenção dos mesmos.

O melhor mesmo é contratar um profissional qualificado para fazer todo o projeto elétrico do seu imóvel para que se evitem as dores de cabeça e prejuízos futuros.