Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Conheça mais sobre a iluminação natural

sala com iluminação natural
Conheça mais sobre a iluminação natural
Avalie esse serviço!

É muito comum vermos na maioria das construções atuais a utilização de recursos baratos com o objetivo de economizar no custo final do projeto. Podemos encontrar tudo que precisamos já prontos para instalação e uso. O investimento pode até ser barato, mas o custo de consumo acaba sendo bem alto, pois esses recursos você acabará pagando mais do que imaginava.

Com a modernização da arquitetura no Brasil, tem-se encontrado vários meios sustentáveis para serem aplicados nas edificações que, além de deixar as estruturas com uma estética mais agradável, contribuirá para um menor impacto no ambiente. Um desses recursos é a utilização da luz natural cujo investimento deve ser cauteloso, mas que trará um resultado muito econômico.

O que é iluminação natural?

sala com lu natural

A iluminação natural é uma técnica onde se utiliza a luz solar como principal fonte de claridade dos ambientes internos, explorando ao máximo as condições climáticas da região. É uma técnica encontrada frequentemente em locais de clima tropical, já que o sol é constante quase que o tempo todo.

Quais os benefícios da iluminação natural?

sala com vistas para o jardim

1 – Conforto visual

Um ambiente que utiliza a técnica da iluminação natural possui um conforto visual incrível, pois deixa o ambiente com uma sensação de bem-estar, evitando fadiga e problemas visuais.

2 – Economia

A iluminação artificial (elétrica) está presente na maioria das construções do país. Sendo assim, se essa energia fosse substituída pela luz natural, haveria uma economia na conta de luz.

3 – Faz bem para a saúde

Cientistas comprovaram que a luz do sol, em quantidade moderada, faz muito bem à saúde. Sem luz no ambiente, podem ocasionar doenças como o Transtorno Afetivo Estacional (TAE), depressão, entre outras. A luz solar ajuda o cérebro a “ativar” algumas funções fisiológicas, como se avisasse ao organismo que está na hora de acelerar as atividades. Quando não há luz suficiente, o organismo tende a funcionar como se estivesse no período noturno.

Como utilizar essa técnica?

Existem diversas formas de utilizar a iluminação natural, mas será preciso a ajuda de um bom profissional de arquitetura para fazer um estudo antes de fazer a aplicação. É claro que não se deve apenas deixar um espaço sem cobertura na casa para que fique iluminado naturalmente, pois poderá ter a incidência excessiva de luz e desconforto térmico.

Por isso, para que o projeto supra a necessidade do morador, alguns aspectos devem ser analisados como, por exemplo, o clima, a quantidade de luz, a orientação do sol, a quantidade de horas de luz.

Podem ser utilizadas técnicas como: