Conheça mais sobre a iluminação natural

Conheça mais sobre a iluminação natural

É muito comum vermos na maioria das construções atuais a utilização de recursos baratos com o objetivo de economizar no custo final do projeto. Podemos encontrar tudo que precisamos já prontos para instalação e uso. O investimento pode até ser barato, mas o custo de consumo acaba sendo bem alto, pois esses recursos você acabará pagando mais do que imaginava.

Com a modernização da arquitetura no Brasil, tem-se encontrado vários meios sustentáveis para serem aplicados nas edificações que, além de deixar as estruturas com uma estética mais agradável, contribuirá para um menor impacto no ambiente. Um desses recursos é a utilização da luz natural cujo investimento deve ser cauteloso, mas que trará um resultado muito econômico.

O que é iluminação natural?

sala com lu natural

A iluminação natural é uma técnica onde se utiliza a luz solar como principal fonte de claridade dos ambientes internos, explorando ao máximo as condições climáticas da região. É uma técnica encontrada frequentemente em locais de clima tropical, já que o sol é constante quase que o tempo todo.

Quais os benefícios da iluminação natural?

sala com vistas para o jardim

1 – Conforto visual

Um ambiente que utiliza a técnica da iluminação natural possui um conforto visual incrível, pois deixa o ambiente com uma sensação de bem-estar, evitando fadiga e problemas visuais.

2 – Economia

A iluminação artificial (elétrica) está presente na maioria das construções do país. Sendo assim, se essa energia fosse substituída pela luz natural, haveria uma economia na conta de luz.

3 – Faz bem para a saúde

Cientistas comprovaram que a luz do sol, em quantidade moderada, faz muito bem à saúde. Sem luz no ambiente, podem ocasionar doenças como o Transtorno Afetivo Estacional (TAE), depressão, entre outras. A luz solar ajuda o cérebro a “ativar” algumas funções fisiológicas, como se avisasse ao organismo que está na hora de acelerar as atividades. Quando não há luz suficiente, o organismo tende a funcionar como se estivesse no período noturno.

Como utilizar essa técnica?

Existem diversas formas de utilizar a iluminação natural, mas será preciso a ajuda de um bom profissional de arquitetura para fazer um estudo antes de fazer a aplicação. É claro que não se deve apenas deixar um espaço sem cobertura na casa para que fique iluminado naturalmente, pois poderá ter a incidência excessiva de luz e desconforto térmico.

Por isso, para que o projeto supra a necessidade do morador, alguns aspectos devem ser analisados como, por exemplo, o clima, a quantidade de luz, a orientação do sol, a quantidade de horas de luz.

Podem ser utilizadas técnicas como:

  • ILUMINAÇÃO ZENITAL
    teto com iluminação natural
    Esse tipo de iluminação é apropriado por meio das coberturas que possuem uma abertura ou vãos que facilitam a entrada da luz e também do calor. Por isso, é mais indicado para ambientes de maiores dimensões, como galpões, shoppings centers etc.Seu uso em residência deve ser cauteloso e a limpeza deve ser constante. Dentre os tipos de iluminação zenital, podemos encontrar algumas formas de utilização como:

    Shed,
     possui uma abertura única na cobertura no sentido Sul, fazendo com que a iluminação seja indireta. Zanternim, possui duas aberturas na cobertura nos sentidos Norte-Sul. Claraboia, tem o vão em posição horizontal, fazendo com que a iluminação não seja homogênea durante o dia.

 

  • PRATELEIRA DE LUZ

    São estruturas horizontais que transformam a luz solar direta em luz indireta nos ambientes e refletem a luz para cima, fazendo com que ilumine o ambiente. Essa técnica faz com que tenha ausência de ofuscamento e diminui o calor e devem ser utilizadas em ambientes que possuem o teto e as paredes em cores claras para que sejam refletidas a maior quantidade de luz possível.
  • BRISES
    brisesSão muito utilizados para diminuir o impacto do sol nos ambientes, sendo instaladas no lado externo das fachadas e podem ser fabricadas em madeira, metal e concreto. Podem ser usados vertical ou horizontalmente dependendo da posição solar da região. Também podem ser articulados ou fixos, mas os articulados são mais eficientes com relação ao manuseio de acordo com a necessidade.
    Apesar de ser uma forma econômica e sustentável, a iluminação solar no Brasil ainda precisa ser bastante explorada, já que, infelizmente, a iluminação artificial está presente na maioria das construções.Por isso, dentre tantos meios de utilização, opte por meios que não prejudiquem o meio ambiente e explore o máximo que puder essa técnica que resultará em bem-estar. Consulte um especialista para elaborar o melhor projeto.

 

Avalie este conteúdo:
Conheça mais sobre a iluminação natural
Avalie esse serviço!