Conheça a melhor iluminação para sua casa

Conheça a melhor iluminação para sua casa

A iluminação há muito tempo deixou de ser apenas uma forma de clarear um ambiente. Tornou-se em um item importantíssimo que compõe a decoração e pode fazer toda a diferença em um projeto residencial, comercial ou empresarial.

Embora tenha a sua personalidade, o projeto de iluminação da sua casa precisa seguir algumas regras para que o efeito vá além de uma simples beleza ou admiração. Parece óbvio, mas a principal função deve ser levada em consideração: iluminar o ambiente.

Para te ajudar com o melhor projeto para a sua casa, os especialistas da Master House prepararam algumas dicas importantes.

Regras de ouro da iluminação

  • A iluminação deve estar alinhada com a real necessidade de um cômodo;
  • Fique atento às cores das paredes, porque podem interferir na escolha da iluminação do espaço;
  • De maneira geral, as lâmpadas emitem calor em diferentes escalas. Por isso, leve isso em consideração na hora de comprá-las;
  • Uma dica: lâmpadas refletoras devem ser evitadas em ambientes como banheiro e escritório, porque cansam os olhos e não são adequadas às atividades simples do dia a dia, como se maquiar ou fazer a barba, por exemplo.

Dicas de iluminação para cada ambiente

Dicas de iluminação no quarto

  • Sala de estar: por ser uma área de convivência comum, foque em lâmpadas que não reflitam diretamente em aparelho eletrônicos, como a TV, por exemplo. Experimente também criar um local específico para leituras fazendo uso de uma luminária ou um abajur.
  • Sala de jantar: por ter uma mesa de jantar compondo a decoração, prefira luminárias suspensas sobre a mesa com lâmpadas que não ofusquem na hora de reunir a família ou amigos;
  • Cozinha: escolha uma iluminação que facilite a dia a dia, principalmente, na hora de preparar a refeição. Quanto mais iluminado este ambiente, melhor para a realização das atividades.
  • Banheiro: no geral, as lâmpadas de LED e fluorescentes são ideais. Entretanto, fique de olho na temperatura e mantenha-se longe daquelas que esquentam demais.
  • Quarto: ambiente que deve transmitir sensação de tranquilidade e união. Por isso, prefira uma luz mais suave e mais uniforme. Pode utilizar um filtro fosco que pode ser encontrado em lojas especializadas.

Dicas de iluminação para o jardim

  • Jardim: em áreas externas, a iluminação deve ser harmoniosa e de acordo com o tamanho do ambiente. Para descobrir os pontos ideais de iluminação, faça um passeio noturno pelo seu jardim e defina os locais que gostaria de destacar. Se houver caminhos e corredores, lembre-se de que devem ser iluminados para garantir segurança.
  • Escritório: o ideal é optar por uma luz mais uniforme. Por ser um local em que você certamente passará a maior parte do tempo trabalhando, deve escolher lâmpadas com menor voltagem que não esquentem e que não gerem muito reflexo.

A melhor forma de descobrir a iluminação ideal para cada ambiente é fazendo testes. Conheça bem todos os cômodos da sua casa, liste as atividades que são realizadas neles e, a partir daí, escolha a lâmpada adequada. Pesquise os tipos existentes no mercado e as suas características, escolhendo as que se encaixam melhor em cada parte da casa.

Na hora de fazer o projeto de iluminação da sua casa ou da sua empresa, encare como um item de decoração levando em conta o aconchego e o conforto que te oferece. A Master House possui os melhores profissionais especializados em iluminação que vão fazer o melhor projeto para a sua casa. Faça um orçamento e surpreenda-se com o resultado!

Avalie este conteúdo:
Conheça a melhor iluminação para sua casa
Avalie esse serviço!