Menu

10 inspirações de decoração no estilo industrial

Inspirações de decoração estilo industrialInspirações de decoração estilo industrial

Buscar inspiração no estilo industrial para decoração da sua casa ou escritório é uma opção moderna e interessante, mas necessita de alguns cuidados. Saber como decorar e aproveitar as inspirações é fundamental para realizar intervenções que realmente atendam às suas necessidades.

Essa inspiração de decoração no estilo industrial, remonta às transformações feitas em antigos galpões industriais em Nova York, transformando-os em residências estilosas, cheias de charme e identidade própria.

A característica principal dessas intervenções é o estilo rudimentar, mas clean e sofisticada ao mesmo tempo, com espaços amplos, bem iluminados e arejados, onde se destacam o concreto e os tijolos aparentes.

Importantíssimo escolher materiais que suavizem a rudeza arquitetônica do lugar, quebrando a frieza da “nudez” que a ausência de acabamentos tradicionais promove.

Onde é possível encontrar esse tipo de espaço?

Em todas as cidades, principalmente naquelas em que outrora houve grande efervescência industrial, é possível encontrar boas opções. O interessante, é que muitos desses espaços estão localizados no centro dessas cidades ou em bairros próximos.

Isso quer dizer que você não precisa se deslocar para antigas áreas industriais ou de armazenamento para encontrar o local ideal, e colocar para fora as suas inspirações de decoração do seu “lugarzinho” no estilo industrial.

Faça uma busca na história de sua cidade, e tente localizar onde é possível encontrar esses espaços, e depois faça uma pesquisa quanto às questões de segurança do local, principalmente, se não é um bairro muito violento.

Outros cuidados que você deve ter antes de adquirir um imóvel de características industriais:

  • Visitar o imóvel acompanhado de um engenheiro ou arquiteto – Esses profissionais têm uma visão diferente da nossa, e conseguem perceber detalhes que poderão ou não influenciar em sua decisão de compra ou aluguel do espaço;
  • Planejar todas as intervenções necessárias e analisar o custo x benefício do empreendimento – autoexplicativo;
  • Pesquise a questão de taxas e tributos em atraso – embora alguns municípios possuam programas para o repovoamento dessas áreas, a questão das taxas e dos tributos em atraso podem inviabilizar o seu plano para aquele determinado imóvel.

No mais, é cercar-se de profissionais competentes que, com certeza, lhe auxiliarão na decisão da escolha ideal para você e sua família.

Características de uma decoração estilo industrial

Normalmente, esses espaços industriais – antigos armazéns e outros -, são ricos em tijolos, tubulações à vista, estruturas metálicas, concreto e madeira, e bastante amplos e integrados a todos os ambientes.

Dessa forma, e seguindo as tendências de decoração desses ambientes, pode-se afirmar que, basicamente, a decoração estilo industrial possui os seguintes elementos:

10 inspirações de decoração em estilo industrial que farão a sua cabeça

  1.  Aproveite os espaços concretados e com tijolos aparentes – use a decoração para valorizar esses espaços, não escondê-los;


  2.  Use e abuse dos móveis rústicos – mas talvez seja um interessante contraponto, mesclar com móveis modernos e até high techs;

  3. Aproveite as características de iluminação e ventilação natural – ambientes agradáveis, amplos e bem iluminados são, inclusive, ecologicamente corretos;

  4. Use e abuse dos vidros – além de permitir maior iluminação natural, o vidro não esconde espaços e os amplia;

  5. Use tubulações elétricas e hidráulicas, de forma aparente – caso já existam tubulações aparentes no local e elas possam compor a decoração do ambiente, use-as! Lembre-se sempre de contratar um bom eletricista para tanto;

  6. Use elementos de decoração de estilos diferentes – cuidado com os exageros. É de bom tom lembrar que “menos, muitas vezes, é mais”;

  7. Adquira móveis e outros elementos de decoração em antiquários e em bazares – além de ser uma prática de responsabilidade social e ambiental, às vezes é possível encontrar achados impensáveis;

  8. Use e abuse do “dois em um” – fundir ambientes, dividindo sua funcionalidade é uma boa pedida: juntar cozinha e varanda; uma sala que se transforma em quarto etc.;

  9. Use acessórios de metal ou reciclados – luminárias com lâmpadas econômicas e com acabamento rudimentar e cores vibrantes podem ser um contraponto bem interessante em relação à crueza do concreto, por exemplo;

  10. Seja criativo ou criativa – busque inspiração em fotos antigas do seu espaço ou de espaços semelhantes. Observe a presença humana nessas imagens e dê asas à sua imaginação.

    Nada supera a criatividade! Inspirações surgem a cada olhar ou a cada passo. Além do mais, você não precisa fazer tudo sozinho! Procure a ajuda de um bom arquiteto e sonhe junto com ele.

    Planeje tudo com muito cuidado e atenção. Mas, relaxe! Você pode descobrir como decorar o seu lar aos poucos. Garimpe! Não tenha pressa! Os jardins suspensos da Babilônia não foram feitos em um dia!

    E lembre-se sempre de contratar um bom arquiteto em conjunto com a empresa de reformas, para que seu projeto (e sonho) seja executado corretamente!

    Gostou de nossas dicas? Compartilhe! Volte outras vezes!