Saiba como identificar vazamentos

Saiba como identificar vazamentos

Quando falamos em vazamentos em imóveis logo pensamos em canos estourados jogando água para todos os lados ou até mesmo aquela torneira pingando sem parar. A verdade é que nem sempre os vazamentos são tão visíveis, embora as consequências possam trazer prejuízos aos proprietários do imóvel. Sem falar na conta de consumo de água, que pode apresentar em valor acima do normal ou até mesmo algumas manchas nas paredes podem aparecer como resultado de infiltrações.

Por outro lado, os problemas com entupimento são mais fáceis de identificar e solucionar. Afinal, uma rede de esgoto bloqueada pode provocar odores desagradáveis que se espalham por todos os ambientes.

De maneira geral, tanto o vazamento quanto o entupimento são problemas que precisam de atenção e urgência na solução. Para evitar estes dois transtornos que podem tirar o sono, profissionais especializados podem fazer vistoria completa no imóvel, principalmente, em conexões hidráulicas à procura de vazamentos ou de canos entupidos.

Identificando vazamentos

Contratar profissional para arrumar vazamento

Mesmo se todas as pessoas do imóvel fazem economia do consumo de água de forma consciente e ainda assim o valor da conta está acima do normal, talvez o problema esteja relacionado à vazamentos no sistema hidráulico. Procure por manchas nas paredes e revestimentos, pois são indicações de infiltrações causadas por vazamentos na tubulação.

Um teste simples que pode ajudar a encontrar o vazamento está relacionado à caixa d’água do imóvel. Feche todas as torneiras e não as acione por algumas horas. Faça uma marcação no nível da água dentro da caixa e, após o tempo de espera, verifique se houve alteração na marcação. Se a resposta for sim, há vazamento na residência. Neste caso, a melhor opção é chamar um profissional qualificado para fazer a manutenção e solucionar definitivamente o problema com o auxílio de aparelhos específicos.

Evitando entupimentos

Identificando vazamentos no imóvel

Ao contrário dos vazamentos, os entupimentos são mais fáceis de serem evitados com hábitos corretos de toda a família. Infelizmente, ainda faz parte da rotina de muitas pessoas jogar restos de alimentos pelo ralo da pia da cozinha ou através do vaso sanitário.

O resultado será encanamento obstruído e um problema bastante desagradável para resolver. Quer evitar entupimento no seu imóvel? Então, veja algumas dicas abaixo e evite descartar alimentos e objetos pelo ralo ou no vaso sanitário.

  • Não jogue lixo no vaso sanitário: fraldas descartáveis, absorventes íntimos ou papel higiênico devem ser descartados no lixo comum;
  • Na hora de lavar a louça evite jogar restos de comida pelo ralo. O recomendado é fazer a limpeza dos pratos fazendo a separação entre lixo orgânico e reciclável;
  • Assim como alimentos, o óleo de cozinha não deve ser descartado pelo ralo. O ideal é fazer a separação em recipientes apropriados, como garrafas PET, e evitar a contaminação do meio ambiente;

A prevenção e a manutenção preventiva são sempre a melhores formas de se evitar entupimentos e vazamentos. Por isso, programe-se para fazer vistorias em seu imóvel regularmente. Faça reparos assim que identificar alguma irregularidade no sistema hidráulico para evitar dores de cabeça.

Algumas vezes esse problema pode ser resolvido por você mesmo com o auxílio de produtos específicos. Mas, em casos mais graves, é preciso chamar um profissional capacitado. Por isso, conte sempre com os profissionais qualificados da Master House para te ajudar com os reparos e reformas da sua casa.

Avalie este conteúdo:
Saiba como identificar vazamentos
Avalie esse serviço!