Vazamento de água: como identificar as causas

Vazamento de água: como identificar as causas

O vazamento de água em um imóvel é considerado um problema que requer atenção e urgência para ser solucionado. Além de gerar um custo financeiro no reparo, um vazamento em casa pode, inclusive, causar prejuízos em maiores escalas se não for reparado logo no começo como, por exemplo, o desabamento de uma laje.

Talvez você não saiba, mas um buraco de dois milímetros em um cano é capaz de escoar mais de três mil litros de água por dia, o que representa aumento no consumo de água e, consequentemente, na conta no final do mês. Por isso, fique atento a qualquer sinal de vazamento em sua residência.

Mas, como saber se há vazamentos? Infelizmente, não é tão fácil identificá-los e muitos passam despercebidos. Não se preocupe, porque vamos te ensinar alguns truques que podem auxiliar a descobri-los. Confira as dicas que nossos profissionais selecionaram.

Observe algumas formas de identificar se há vazamento de água:

parede com vazamento de água

  • Conta de água com alto consumo: observe e compare as contas de consumo nos últimos meses. Verifique se houve um aumento de consumo sem causa aparente que possa ter sido provocado por vazamentos. É um alerta de que há algo de errado;

  • Torneira ou chuveiro pingando: fique atento se estão bem vedados e se não estão pingando. Pode ser uma simples peça de vedação que esteja desgastada. Faça o reparo;

  • Hidrômetro: faça um teste com o hidrômetro da sua casa fechando-o durante uma hora e, neste intervalo, não utilize torneiras, chuveiros ou descargas. Marque a localização do ponteiro e o verifique novamente ao final do tempo. Se apresentar alterações é porque há vazamentos;

  • Caixa d’água: neste caso, o truque é parecido com o do hidrômetro. Feche o registro de alimentação da caixa d’água e marque na parede o local que a água está alcançando. Recomendamos um intervalo de um dia sem consumo de água em sua residência para que possa constatar vazamentos;

  • Mancha escura na parede: em geral, vazamentos nas paredes costumam deixar o local úmido e com manchas. Mesmo havendo azulejos, é possível observar alterações na coloração das paredes e, em alguns casos, o deslocamento do azulejo;

  • Pingos ou manchas escuras nas lajes: procure por manchas escuras e pingos no teto, mas fique atento com estes vazamentos, pois podem comprometer a estrutura da laje;

  • No vaso sanitário: coloque um pouco de borra de café no fundo do vaso sanitário. O ideal é que a borra permaneça no local, mas caso isso não aconteça, a movimentação pode ser causada por um vazamento.

Caso tenha realizado estes truques e não tenha identificado vazamentos, talvez seja preciso contratar um encanador profissional, para que ele constate se há algum problema com o encanamento do seu imóvel.

Contratar ou não um profissional?

técnico hidráulico

Se você identificar algum vazamento e quiser consertá-lo, é necessário que saiba fazer da maneira correta. Afinal, algumas vezes quebrar a parede no lugar errado pode danificar a estrutura e aumentar ainda mais o problema.

Há no mercado algumas empresas especializadas em descobrir vazamentos sem a necessidade de quebrar paredes. Elas têm como saber se há vazamento de água utilizando aparelhos que detectam barulhos e até micro câmeras para visualizar possíveis vazamentos.

Se você fez tudo o que podia para verificar vazamento de água, não encontrou nenhum e sua conta de água continua subindo, talvez o problema seja no uso excessivo da água. Neste caso, a única forma de resolver é fazendo o uso consciente da água.

Com a ajuda de toda a família é possível reduzir o consumo e a conta no final do mês. Adote estratégias como diminuir o tempo do banho, reduzir o uso da máquina de lavar roupas e ao utilizá-la, reutilizar a água para outras tarefas domésticas etc. No final, todos saem ganhando.

E então, gostou das nossas dicas?

Avalie este conteúdo:
Vazamento de água: como identificar as causas
Avalie esse serviço!

Recomendados para Você: