Escolha as plantas mais adequadas para colocar no seu apartamento

Escolha as plantas mais adequadas para colocar no seu apartamento

Se você por acaso mora em um apartamento e sempre utilizou a desculpa do tamanho e do espaço pequeno para abandonar a atividade de jardinagem, saiba que isso é uma mera ilusão. Hoje em dia ter plantas em apartamentos é uma possibilidade que além de ornamentar o seu ambiente lhe dará uma das atividades mais prazerosas que podem existir.

Além disso, há plantas que são feitas para receberem pouca ou luz moderada – o que para criar um jardim de inverno é o essencial, já que essas plantas podem viver com uma luz solar mínima. Os profissionais da Master House Manutenções e Reformas separaram algumas dicas que vão te ajudar a ter um jardim dentro do seu apartamento.

Os tipos de plantas quanto à sua necessidade de luz:

vasos com plantas ornamentais

As plantas possuem diversas definições que vão desde a sua folhagem até ao seu enraizamento. Quando se trata de jardinagem as plantas são classificadas em três tipos:

  • Sol Pleno: são plantas que necessitam de ao menos 7 horas diárias de contato direto com a luz solar.
  • Meia-Sombra: essas plantas necessitam de apenas 3 horas diárias de contato com a luz solar. Durante o restante do dia podem receber apenas luz indireta.
  • Sombra: são as que necessitam de pouca luz, mas, caso isso não aconteça, podem desenvolver fungos e doenças.

Os dois últimos tipos são as mais indicadas para o plantio em apartamentos, já que dificilmente você conseguirá um espaço com bastante luz solar que não seja sua janela, varanda ou a criação de um jardim suspenso.

Mas afinal o que é um jardim suspenso?

 

jardim suspenso

Jardins suspensos, jardins verticais ou jardins de inverno são os nomes dados aos muros com trepadeiras ou cercas vivas e viveiros pendurados. Esses jardins são feitos justamente para preencher espaços com verde onde a luz do sol não pode entrar – ideal para o seu apartamento –, pois se desenvolvem “pendurados” em vasos, painéis, blocos pré-moldados, entre outros aspectos. Para que possam ser montados de maneira correta, o local onde as plantas precisam estar deve ser impermeabilizado para que a água não se infiltre nas paredes na hora de regá-las.

Os benefícios de ter um jardim suspenso são enormes para a saúde, uma vez que as plantas são uma espécie de filtro contra a poluição, além de ajudarem a manter uma temperatura agradável no ambiente. Se precisar de ajuda para ter um bom jardim em sua residência, a Master House conta com profissionais qualificados para o trabalho.

11 plantas feitas para o seu lar

 

Abaixo apresentamos 11 tipos plantas que darão um charme especial ao ambiente e que não exigem tanta luminosidade.

  1. vaso com dracenaPau d’água: muito usado na decoração de vasos, deve ser regada quando a superfície da terra estiver seca.
  2. vaso com zamioculcasZamioculca: planta muito usada em ambientes internos que precisa ser regada apenas uma vez por semana. É importante evitar o sol direto para que suas folhas não queimem.
  3. echeveriaEcheveria: uma suculenta que armazena água nas folhas e caules e se parecem muito com uma flor. Deve ser regada uma vez por semana apenas, pois a umidade pode apodrecer suas raízes.
  4. mini cactoMini Cacto: encontrados até em supermercados, são ótimos ornamentos. Diferem-se dos cactos pela pouca necessidade de luz e devem ser regadas uma vez por semana.

  5. chamaedoreaChamaedorea: pertencente à família das palmeiras, é uma excelente escolha para vasos e não passa dos dois metros de altura. Neste caso, é preciso rega-las todos os dias.

  6. rafisRáfis: assemelha-se ao bambu pelos seus múltiplos caules. Cresce com suas folhas plissadas próximas e são utilizadas em ornamentos de temas orientais. Também devem ser regadas com frequência.
  7. palmeira-lequeLicuala: outra planta de ornamentação oriental. Imponente, é necessário sempre uma borrifada em suas folhas.

  8. planta jiboia em vasoJibóia: é uma trepadeira muito resistente a pragas e doenças, perfeita para interiores, e uma das poucas que podem ser utilizadas à meia-sombra.

  9. lança de são jorgeLança de São Jorge: planta bastante resistente, muito utilizada nas mais diversas ornamentações. Deve ser regada de 15 em 15 dias.

  10. lírio da pazLírio da paz: uma das poucas plantas que florescem à sombra. Indicada para jardins que recebem bastante claridade, mas não sol direto, pois a claridade queima suas folhas. Recomenda-se mantê-la sempre adubada e seu solo úmido.

  11. violeta lilásVioletas: talvez esta seja a planta decorativa mais usada. Possui uma grande variedade de cores, o que permite criar composições em seus vasos. Ótima para ornar janelas, ela precisa apenas da luz solar indireta e de rego uma ou duas vezes por semana.

Peça agora mesmo a ajuda de um profissional para um projeto de jardim em seu apartamento. Conte conosco!  

O que você achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe em suas redes sociais! Até o próximo artigo!

 

Avalie este conteúdo:
Escolha as plantas mais adequadas para colocar no seu apartamento
Avalie esse serviço!