Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

10 inspirações de jardins verticais

jardim vertical elegante
10 inspirações de jardins verticais
Avalie esse serviço!

 

Jardins verticais, ou jardins suspensos, em casa oferecem sensação de conforto, tranquilidade e um ar de natureza para as acomodações e podem ter formatos diferenciados para atender ao gosto pessoal de cada um. Na realidade, o importante é escolher plantas que são recomendadas para cada região e, dependendo do lugar onde o jardim vertical for instalado, dentro ou fora da casa, a planta precisa ser adaptável a estes ambientes.

Portanto, se você estiver em dúvida sobre os modelos, tamanhos e plantas, acompanhe agora as dicas que os profissionais da Master House separaram e inspire-se para a construção do seu jardim.

Inspirações

A primeira coisa a ser levada em consideração para a construção dos seus jardins é o espaço que está disponível em sua casa que será destinado a esse projeto. Isso definirá o tamanho do seu jardim vertical, as plantas que poderão ser cultivadas e o modelo ideal que combinará com seu ambiente.

Ambientes pequenos

Para a construção de um jardim em um ambiente pequeno é necessária uma boa dose de criatividade, mas o resultado pode ser realmente satisfatório. Veja os exemplos dos jardins construídos em ambientes com pouco espaço em lugares fechados ou abertos.

> Lugares abertos

jardins verticais em ambientes pequenos

Perceba que em cada uma dessas inspirações foram usados diferentes modelos, mas que todos cultivam pequenas plantas que podem se adaptar em jarros pequenos.

> Lugares fechados

jardins verticais em espaços pequenos e abertos

As inspirações para lugares fechados podem ser bem mais delicadas e discretas e ainda assim bastante agradáveis e bonitas para o ambiente. Para esse ambiente você pode gastar bem menos e não necessita de muitas plantas ou flores para que seu jardim seja admirável.

• Ambientes grandes

Para ambientes grandes a criatividade pode trabalhar de maneira livre, pois, independente do lugar fechado ou aberto, terá espaço o suficiente para um jardim vertical mais trabalhado. Neste caso, só precisará ter cautela com a escolha das plantas e flores. Depois de escolher o lugar mais adequado para a instalação do seu jardim, identifique qual pode combinar mais com o ambiente.

jardim verde em grandes paredes

Nestes dois ambientes, por exemplo, as plantas utilizadas são maiores e proporcionam um ar de tranquilidade e sofisticação.

Técnica PET

Além de serem ótimos para decoração, os jardins verticais têm uma enorme importância para os centros urbanos. Além de modificar a paisagem local, ser uma ótima e eficiente fonte de oxigênio. Essa é uma ideia que inicialmente pode ter sido trabalhada para a estética do ambiente, mas que foi bem implantada ao paisagismo ecológico e ao hábito da reciclagem.

A técnica PET foi desenvolvida pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum ao reutilizar garrafas plásticas para compor atraente jardim vertical. É uma sugestão ideal para quem tem casa que não possui espaço para jardim e que deseja implementar uma prática ecológica, pois utiliza resíduos de materiais recicláveis.

jardim suspenso feito com PET

As garrafas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais. Podem estar em ambientes externos dando o ar de “cortinas” ou encostadas às paredes.

Plantas (ambientes fechados e abertos)

Para saber quais plantas são ideais para serem adicionadas e cultivadas no deu jardim vertical, é preciso identificar alguns pontos cruciais, sendo que o principal saber quais as necessidades da planta escolhida. As que exigem um lugar aberto, com contato direto com a luz do sol, deverão estar sempre no ambiente que lhe for exigido. Caso contrário, seu jardim não poderá ser cultivado e você terá que começar tudo de novo.

• Ambientes fechados: as plantas ideais para ambientes fechados são pau d’ água, zamioculca, echeveira, mini cacto, chamaedorea e ráfis.

• Ambientes abertos: a maioria das plantas se adapta bem à ambientes abertos, mas certifique-se de que a planta escolhida poderá ou não ter contato direto com o sol. Alguns exemplos que podem ser cultivadas em locais abertos são a alamanda, mini-ixora, azaleia, copo de leite amarelo, entre outras.

Além de garantir uma bela visão a você e seus convidados, com um pequeno jardim em casa você pode deixar o ambiente mais agradável. Busque novas e diferentes inspirações na internet, peça dicas aos amigos e comece já a projetar o seu pequeno local de contato direto com a natureza.

Espero que tenha se inspirado. Até a próxima!