Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/69.0.3497.100 Safari/537.36
Como remover verniz em portas, janelas e móveis e pintá-los novamente - Master House Manutenção e Reformas

Como remover verniz em portas, janelas e móveis e pintá-los novamente

Como remover verniz em portas, janelas e móveis e pintá-los novamente

Uma ótima maneira de restaurar móveis e peças de madeiras, seja por motivo sentimental, estético ou por precisão, é pintá-lo novamente e dar cara nova ao objeto. Engana-se quem acha a pintura um processo complexo, mas a remoção do verniz é o que mais chama a atenção. Consequentemente, este processo pode ser uma das principais razões para a desistência da restauração, já que, de fato, pode ser considerada uma tarefa complexa.

É comum ver as pessoas pintarem portas, janelas e artigos de decoração sem a remoção adequada do verniz. Obviamente que o resultado não sairá da maneira correta e pode resultar em danos à peça. Se você deseja fazer essa alteração em algum objeto de madeira precisa tomar alguns cuidados e seguir as orientações que nossos especialistas prepararam logo abaixo.

Como remover o verniz

removendo verniz

Antes de tudo, é importante ressaltar que existem dois tipos de remoção de tintas de madeira: o método físico e o químico. Vamos te explicar a diferença entre as técnicas.

Remoção física: exigindo um pouco mais de esforço e paciência, você precisará de alguns materiais como, por exemplo, lixa fina ou grossa, espátula ou lixadeira orbital. Após definir os materiais, siga os seguintes os passos:

  • Utilize uma lixa mais áspera para a remoção de camadas mais profundas do verniz e finalize o trabalho com uma lixa com espessura mais fina;
  • A lixadeira agilizará bastante o seu trabalho, mas cuidado para lixar no sentido das ranhuras da madeira;
  • Terminado o processo de lixamento, passe um pano umedecido em solvente na sua peça para, em seguida, iniciar o processo de pintura.

Remoção química: Mais prática, a remoção química exige mais atenção e materiais do que o método anterior, mas o resultado final será melhor. Segue a lista do que você precisará: espátula, raspador de tinta e verniz, removedor de tinta, lixa fina e equipamentos de proteção (luvas e máscaras, por exemplo).

Para utilizar removedor de tinta e verniz leia atentamente as recomendações do fabricante, pois variam de acordo com a marca do produto. Mesmo seguindo as orientações do fabricante, vamos te dar algumas recomendações:

  • Com ajuda de um recipiente, cubra o pincel até a metade com o removedor e, em seguida, passe na peça seguindo apenas uma direção para que não fique manchado;

  • Dependendo do removedor, o processo para amolecer a pintura pode ocorrer em até uma hora.

  • Com uma espátula, passe no objeto de madeira e remova a tinta;

  • Lixe o objeto com uma lixa fina e, assim como no método físico, passe um pano com solvente na madeira para finalizar o processo.

Como pintar novamente?

pincel aplicando verniz

Depois de retirar todo o verniz e a pintura da porta, janela ou móveis, é possível realizar uma nova pintura. Se as janelas ou portas apresentarem alguma parte danificada como, por exemplo, pequenos buracos, o primeiro passo é cobri-los com massa e retirar o excesso com uma lixa. Para começar a pintar, você vai precisar de primer (produto que ajuda na fixação da tinta e protege a peça), rolo, pincel fino e lixa com espessura mais fina.

• Aplique uma camada de primer na peça trabalhada e utilize o rolo ou pincel para espalhar em todo o material;

• Após secar, lixe toda a superfície do artefato e comece a aplicar a tinta com rolo ou pincel;

• A segunda demão de tinta e o uso de selante serão opcionais.

Economize: caso todo o trabalho de pintura seja complicado para você, procure a ajuda de um profissional, pois evitará gastos desnecessários.

E aí, gostou destas dicas?

Avalie este conteúdo:
Como remover verniz em portas, janelas e móveis e pintá-los novamente
3 (60%) 4 votes