Como instalar portas e batentes da forma correta - Master House

Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Como instalar portas e batentes

Como instalar portas e batentes

Como instalar portas e batentes

4 (80%) 1 vote

Instalação de portas e batentes

Da humilde porta sanfonada de PVC às modernas e imponentes portas pivotantes, escolher o tipo certo de porta vai determinar a impressão que os visitantes terão do ambiente em questão. O design também afetará a aparência de sua casa e o que transmite aos moradores e visitantes.

Portas são importantes na estética da casa não apenas nas entradas, mas todos os ambientes individuais, bem como obter a escolha da porta certa pode ter um efeito dramático sobre a estética do seu ambiente. Saiba o que é possível com o espaço que você tem disponível e deixe a sua imaginação se envolver para chegar a uma solução de porta criativa que não só parece bonita, mas que também seja prática.

A instalação de portas e batentes não é tarefa fácil, devendo ser executada por pedreiros altamente competentes, que promovam uma instalação correta e alinhada para que você não tenha problemas futuros de emperramento.

Abaixo, listamos o passo a passo de como instalar batentes e portas da forma correta. Confira:

Batente

  1. A abertura da porta deve ser de pelo menos 3/8 de centímetros mais largo do que a própria porta. Você também precisa certificar-se de que a abertura seja quadrada (lados perpendiculares em um ângulo de 90 graus em relação ao chão e a parte superior da abertura em um ângulo de 90 graus para ambos os lados). Verifique o chão; ele deve estar nivelado. Se o piso não estiver nivelado, você terá que ajustar uma das pernas, ou peças laterais do batente, cortando-a de modo que a porta acabada aparente estar enquadrada quando você instalá-la.
  1. Fixe a porta à moldura da abertura rugosa, inserindo os parafusos através das dobradiças. Teste o abrir e fechar da porta para ter certeza que oscila de forma uniforme e sem problemas. Se isso não acontecer, insira alguns calços e teste novamente.
  1. Verifique o enquadramento do lado da fechadura da porta. Você terá que inserir calços em pelo menos quatro espaços para certificar-se de que a estrutura está enquadrada para que a porta se feche corretamente. Confira o abrir e fechar de novo e faça os ajustes necessários. Corte os calços que se estendem além da estrutura com uma faca.
  1. Depois de ter pendurado na porta, meça a abertura e anotar esses números. Usar esses números para cortar o tamanho dos pedaços da ombreira da porta (as pernas e o cabeçalho).
  1. A ombreira de porta pode variar de modelo. Ela pode consistir em duas pernas que são cobertas pelo cabeçalho em estilo colonial; os cantos podem ser esquadriados para que eles se encaixam como um quebra-cabeça formando um ângulo de 90 graus, ou você pode ter um cabeçalho que repousa sobre as pernas, mas consiste em três partes: uma parte longa, que termina com os dois, com blocos de canto um pouco maiores.
  1. Corte as ombreiras de acordo com o estilo que você escolher. Uma vez que você cortá-los, encaixá-los em sua mesa de trabalho para se certificar de que eles se encaixam corretamente e ajustar conforme necessário. Por exemplo, o ângulo dos cortes de esquadria pode estar incorreto, então você pode ter que cortá-las de forma mais ampla ou restrita para atingir o ângulo que você precisa. Lembre de cortar a parte inferior da ombreira se o chão não está nivelado.
  1. Use pregos de acabamento de madeira e cola para fixar o batente à parede. Preencher todos os furos no batente com massa de madeira e fazer o acabamento com qualquer mancha ou pintura.

Porta

  1. Meça o espaço do batente. A porta deve ser 75 mm menor que a abertura. Se você estiver trocando uma porta, não é necessário tirar essa medida — meça a porta existente.
  1. Acerte a nova porta ao tamanho exato usando uma plaina. Essa ferramenta funciona sendo pressionada contra o objeto. Adicione pressão e depois empurre a plaina contra a área que deseja cortar. Isso vai raspar a porta. Repita o processo até que a porta esteja do tamanho correto. Lembre-se de medir com atenção para não errar na hora de cortar. Se você cortar a porta de mais, vai ser necessário começar o processo com uma nova porta ou instalar uma porta com aberturas que não vão fechar corretamente.
  1. Lixe as beiradas da porta até que a madeira fique lisa ao toque.
  1. Coloque a porta na abertura para certificar-se que encaixa perfeitamente. Se não encaixar, repita o Passo 2 até que fique perfeita.
  1. Coloque as dobradiças na lateral da porta. A direção das dobradiças vai depender do lado que você deseja que a porta abra. Normalmente, a porta abre para dentro do ambiente. As dobradiças devem ser colocadas no lado do batente oposto ao interruptor da parede. Por exemplo, se o interruptor fica no lado esquerdo da porta, então as dobradiças devem ficar no lado direito. Isso vai garantir que a pessoa entre no ambiente e tenha fácil acesso ao interruptor, sem ter que fechar a porta para acender a luz.
  1. Marque a posição das dobradiças na porta usando um lápis. Elas devem ser colocadas a 15 cm do topo e do pé da porta. Meça e marque a linha. A parte de baixo da dobradiça que vai no pé da porta deve ser alinhada com a linha que você marcou, e a dobradiça que vai no topo deve ser alinhada por cima na linha traçada. As duas dobradiças devem estar no mesmo lado e viradas para a mesma direção.
  1. Apare a madeira na parte onde você marcou para as dobradiças. Não corte muito profundo. As dobradiças devem ficar niveladas com a parte exterior da porta, para que não obstruam a abertura ou fechamento dela.
  1. Coloque as dobradiças de volta na porta. Dessa vez, elas devem ficar dentro da área que você cortou, alinhadas com a face externa da porta.
  1. Faça furos nos buracos para parafusar as dobradiças à porta.
  1. Abra as dobradiças e coloque a porta dentro da abertura do batente. Use duas chaves de fenda para apoiar a porta acima do nível do chão.
  1. Marque uma linha nas extremidades das dobradiças, onde elas deverão ficar no batente.
  1. Remova as dobradiças da porta para fazer o traçado correto no batente.
  1. Corte a madeira no batente para encaixar as dobradiças. Mais uma vez, cuidado para não cortar de mais, pois as dobradiças devem ficar alinhadas à face externa do batente.
  1. Parafuse novamente as dobradiças à porta.
  1. Alinhe as dobradiças com a área que você cortou no batente. Faça furos com a furadeira. É melhor colocar um parafuso em cada dobradiça por vez.
  1. Abra e feche a porta para garantir que está funcionando corretamente.

 

Solicite já o serviço de instalação de batentes e portas à Master House mais próxima

Assine nossa newsletter