MDF, MDP e Compensado: saiba a diferença

MDF, MDP e Compensado: saiba a diferença

Na hora de escolher o armário para o seu imóvel, você deve ficar atento e tentar descobrir qual madeira é melhor na fabricação do móvel. Algumas são mais resistentes do que outras e isso pode interferir na forma como distribui os objetos no seu armário.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre cada tipo de material, os profissionais da Master House preparam algumas dicas na hora de escolher os móveis para sua casa.

 Características de cada tipo de madeira

Madeira tipo MDF

  • MDF (Fibra de Madeira de Densidade Média): versátil, este tipo de madeira é muito usado para a fabricação de armários de cozinha, guarda-roupas, estantes etc. Entre as características estão preço mais acessível, mais frágil em comparação aos outros tipos de madeira, permite acabamentos com pintura e aplicação de laminados e é resistente à cupins e outros insetos.
  • MDP (Painel de Densidade Média): embora seja mais resistente e suporte maior peso, o MDP não tem superfície ideal para o uso de tinta e aplicação de laminado como o MDF. Uma característica em comum entre estes dois tipos de madeira é que não devem ser expostos à umidade e nem à luz direta do sol. Ambos são fabricados com madeiras de reflorestamento.

Compensado: mais leve que os demais, é formado por lâminas de madeira sobrepostas que oferecem mais resistência. Para áreas com exposição à umidade, a recomendação é utilizar compensando naval, que é resistente à água. Com o tempo, porém, o produto poderá apresentar dilatação e, por ter superfície uniforme, não aceita muito bem o acabamento com pintura ou aplicação de laminados.

Qual madeira é ideal para o armário?

Madeira tipo MDP

Uma boa dica é utilizar mais de um tipo de madeira na fabricação do armário. O MDP pode ser utilizado em prateleiras e em outros locais que acumulem mais peso, enquanto o MDF pode ser usado para as demais partes do móvel. Além disso, também é possível incluir madeira maciça e folhas de compensado.

Na verdade, vai depender das características de uso, do peso que será depositado e outras especificações.

Dicas de durabilidade do móvel

Além de escolher um produto de qualidade, é importante tomar alguns cuidados para que o seu móvel tenha maior durabilidade. Vejamos as dicas:

  • Evite o excesso de objetos pesados que danificam a madeira do armário;
  • Proteja o móvel da umidade e da incidência direta dos raios solares;
  • Evite arrastá-lo;
  • Faça a limpeza do móvel com sabão neutro e um pano macio;
  • Não bata as portas do seu armário.

A aquisição de um móvel de qualidade e com durabilidade depende de vários fatores como, por exemplo, o tipo do material, o processo de fabricação e o uso diário e constante. Alguns tipos de madeira, como o MDF, sofrem preconceito no mercado devido à baixa resistência, mas podem ser uma boa alternativa. Afinal, é usado em diversos tipos de móveis, resultado também da sua versatilidade.

Se for o caso, use diferentes materiais no seu projeto e aproveite as vantagens que cada apresenta. Para um resultado satisfatório, recomendamos que procure um profissional qualificado para fazer o projeto ideal para sua casa.

Avalie este conteúdo:
MDF, MDP e Compensado: saiba a diferença
Avalie esse serviço!