Diferenças entre pinceis e rolos de pintura - Master House

Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Conheça os diferentes pincéis e rolos para pintura

Diferentes tipos de pinceis e rolos de pintura

Conheça os diferentes pincéis e rolos para pintura

Avalie esse serviço!

Para dar mais personalidade a um ambiente, é essencial atribuir cores a ele. Pintar as paredes de um ambiente pode ser uma boa opção para quem deseja deixá-lo mais alegre e agradável.

Existe uma grande variedade de materiais e acessórios que podem nos ajudar a realizar esta tarefa como, por exemplo, pincéis e rolos de pintura. No entanto, são muitos os modelos de pincéis existentes e, para a garantia de um bom resultado final, é importante escolher o tipo de pincel mais adequado à situação ou à superfície a ser trabalhada.

Identificar o tipo de superfície que será trabalhada é a primeira coisa a ser observada. Em seguida recomenda-se que se observem as cerdas do pincel. Os pincéis que possuem cerdas de origem animal são apropriados para o uso geral, em tintas acrílicas de base aquosa ou solúvel. Já os de origem sintética são indicados para o trabalho com esmaltes, vernizes acrílicos ou látex.

Para trabalhos mais pesados, de aplicação de cal ou primeira demão em exteriores ou muros sugere-se a utilização do pincel caiar ou broxas. Caso seu objetivo seja pintar superfícies em madeira com vernizes ou esmaltes, sem deixar riscos e proporcionar um melhor acabamento, utilize pincéis com cerdas brancas, pois estas são mais macias.

Se necessitar realizar a pintura de superfícies metálicas com produtos a base de solvente, o ideal é optar por cerdas escuras para a aplicação. Já para tintas à base de água como PVA e acrílica, o mais correto é o uso de pincéis com cerdas grisalhas ou gris. O gris também é ótimo para pintar detalhes ou cantos, assim como os pincéis curvos, podendo servir para pintar radiadores fixos, tubos, entre outros.

Se sua necessidade é pintar grandes áreas, sejam elas internas ou externas pode-se contar com a ajuda dos rolos. Por ser um produto com alta rentabilidade, é um material muito utilizado em construções civis e por pintores profissionais. Assim como os pincéis, também se deve prestar atenção na superfície pintada e o resultado desejado antes de escolher o rolo ideal para a sua obra.

Os mini rolos são indicados para áreas pequenas e de difícil acesso, esquinas ou ângulos. Para quem deseja trabalhar com tetos e paredes muito lisas com tinta plástica, pode contar com os rolos anti-gotas para ajudar minimizar a sujeira. Já para tintas texturadas ou superfícies mais rugosas costuma-se utilizar rolos de espuma. Para a aplicação de esmalte ou vernizes em superfícies de madeira ou ferro busque utilizar o rolo de esmalte. Tintas PVA e acrílicas pedem a utilização de rolos de lã.

Para garantir maior durabilidade e conservação de seus pincéis e rolos, recomenda-se que alguns cuidados sejam tomados:

Você pode tornar seu trabalho mais fácil com a ajuda de alguns acessórios para seus pincéis ou rolos. Com os extensores é possível facilitar o alcance de seu rolo de pintura a locais mais altos, ou então você pode optar por utilizar cabos ou suportes para auxiliar o manuseio de seus pincéis ou rolos.

Vale a pena forrar os locais que serão pintados a fim de evitar respingos ou manchas. Para isso é possível contar com o auxílio das lonas e proteções para pintura.

Para facilitar a pintura, fornecendo apoio ao rolo e facilitando a molhagem e aplicação da tinta, sugere-se o uso das bandejas ou caçambas de pintura.

Você pode acrescentar um toque diferenciado ao seu ambiente, deixando-o mais moderno e diferenciado com os rolos de textura ou texturizadores.

É importante preparar a parede que receberá a demão de tinta e, para isso, acessórios tais quais lixas, aplicadores de massa, espátulas e betumadeiras podem ser bastante úteis.

Utilize nossas dicas na hora de escolher o pincel ideal para sua pintura e transforme as paredes da sua casa.

 

Solicite já seu orçamento de pintura

VEJA TAMBÉM

Assine nossa newsletter