Primeiros passos: Como iniciar um projeto de construção de uma casa

Primeiros passos: Como iniciar um projeto de construção de uma casa

Podemos iniciar a construção de uma casa pelo seu telhado? Quais os primeiros passos do planejamento de um projeto de construção de uma casa? Que materiais usar em cada etapa da construção?

Muitas perguntas e várias respostas, mas todas com algo em comum: o primeiro passo é planejar! Sem planejamento, a sua construção está fadada a sair muito dispendiosa, ou até nem sair.

Além disso, a construção de uma casa depende de vários fatores, inclusive daqueles que não podem ser controlados, como as condições climáticas, que podem provocar atrasos e perdas de materiais de construção, por exemplo.

Mas, se você está realmente decidido a iniciar o projeto de construção de sua casa, vale a pena atentar para as considerações e dicas que a Master House separou para você no decorrer deste artigo.

Posso copiar o projeto da casa de um amigo, que eu achei muito legal?

Planta do projeto de construção

Sim e não! Além da possibilidade de você se indispor com seu amigo que queria uma casa diferente de todas as outras, é possível que o projeto em questão não se adeque ao seu tipo de terreno, ou mesmo ao seu orçamento, entre outras dificuldades.

Todavia, de forma genérica, é possível aproveitar as boas ideias de qualquer projeto e tentar adaptá-las na construção de sua casa. A palavra-chave aqui é adaptar! Pois nem sempre é possível utilizar determinadas técnicas e materiais em dois projetos diferentes. Lembre-se:

  • Todo projeto é personalizado – o que é bom para os Estados Unidos, nem sempre é bom para o Brasil. Você entendeu, não?
  • O engenheiro ou arquiteto leva em conta o perfil socioeconômico de cada cliente, além de suas características pessoais: se gosta de receber visitas – áreas comuns amplas e acolhedoras; se não gosta, essas áreas podem ser menores.

Posso ir comprando os materiais básicos para aproveitar promoções nos preços?Como economizar na hora de comprar materiais de construção

Novamente, sim e não! Tudo irá depender de o projeto estar feito e aprovado, com todas as previsões de materiais necessários para o início da construção.

Pense! Para construir uma casa você vai precisar de tijolos, telhas, portas e janelas, madeiras, cimento etc. Apesar de o início da obra estar previsto para dois meses à frente, você resolve aproveitar o baixo preço do cimento e faz a compra. Quando vai iniciar a construção, descobre que o cimento endureceu.

É possível antecipar compras e não ter prejuízo com perdas de materiais? Com certeza! Uma das melhores formas é fazer essas compras em lojas sérias e de tradição, onde você pode fazer as compras e pedir a entrega de acordo com a necessidade da obra. Mas, cuidado, nem todas as empresas operam assim.

Mas, afinal, como iniciar o projeto da minha casa?

Como iniciar o projeto da minha casa?

De uma forma bem óbvia, pelo princípio. E o princípio chama-se “Planejamento”. Para facilitar a sua vida vamos enumerar passo a passo o que deve ser feito para iniciar a construção de sua casa:

  1. Tenha em mãos a escritura do terreno. Quer ter uma grande dor de cabeça? Experimente não se assegurar da propriedade do seu terreno. Há pessoas que lutam durante anos para provar que possuem, de fato, a propriedade do imóvel. Portanto, atente-se a este ponto;
  2. Imagine que tipo de construção deseja – com muitas ou poucas suítes, cozinha grande ou sala de estar mais ampla etc.;
  3. Peça alguns orçamentos de projeto – analise o custo x benefício na hora de escolher o arquiteto;
  4. Feche o contrato com o arquiteto – a palavra-chave é contrato. Não faça nada baseado na palavra de ninguém. Faça um contrato como manda o figurino para se resguardar juridicamente;
  5. Peça o orçamento dos materiais necessários – muito bom ter ideia do quanto irá gastar, para poder definir o cronograma de entrega das etapas da construção;
  6. Faça pesquisas de preço – analise, inclusive, a possibilidade de adquirir materiais de outras cidades; e
  7. Contrate a construtora, empreiteira ou empresa especializada – novamente, a palavra-chave é contrato! Não deixe nada apalavrado! Vale o que está no contrato! Previna-se contra os maus profissionais e, também, solicite que o projeto seja anexado no contrato. 

Seguindo essas dicas, só um acontecimento extraordinário poderá causar danos ao seu projeto de construção. Planejamento, lembre-se, é a base de tudo!

Ninguém trata o seu sonho, e de sua família, de forma leviana. Quem age assim é tolo ou muito irresponsável. Como sabemos que você não é nem uma coisa e nem outra, estamos muito felizes em termos tido a oportunidade de compartilhar nosso conhecimento sobre construção com você.

Que tal realizar um orçamento com a maior empresa de reformas, manutenção e pequenas construções do Brasil?

 

 

Avalie este conteúdo: