Conheça as vantagens da construção de alvenaria

Conheça as vantagens da construção de alvenaria

Alvenaria, acabamento, instalações hidráulicas e elétricas são parte do vocabulário de quem está encarando algum tipo de construção ou reparos em imóveis. Uma das etapas da construção civil, a alvenaria é a parte em que podemos vislumbrar a forma do que estamos erguendo.

Tijolos, ferros, cimentos, concreto e blocos das mais diversas formas são os materiais mais usados durante a construção de um imóvel.

Estima-se que construções de aço e concreto tem uma durabilidade entre 30 a 100 anos. Por outro lado, imóveis de alvenaria permanecem estáveis por aproximadamente meio século, com uma estrutura resistente a fenômenos naturais, por exemplo.

Uso da alvenaria

Construção com alvenaria estrutural

A alvenaria é utilizada para demarcar limites – muros ou cercas – e separar cômodos e áreas comuns de privativas. Ou seja, possui uma infinidade de aplicações, com as mais variadas formas e elementos.

Uma das desvantagens da alvenaria é a pouca resistência ao frio extremo e o cuidado em trabalhar em cima de um alicerce sólido para que rachaduras e fissuras sejam evitadas. Uma boa opção para isso é o uso de concreto armado para que a estrutura não corra o risco de ceder com a pressão do peso.

Por isso, devem ser levados em consideração aspectos como planejamento da obra ou do projeto e uso de materiais de qualidade. Quer uma dica? Contrate uma empresa especializada no mercado para executar o projeto da sua casa com excelência.

Tipos de alvenaria estrutural

Em geral, nas grandes construções, independente do país, haverá a utilização de alvenaria associada com estruturas metálicas internas e externas, além de outros materiais.

Aqui no Brasil, por exemplo, se tem notícia que os prédios pioneiros em alvenaria estrutural datam de 1966, mais especificamente em alvenaria armada, cuja localização foi no Central Parque da Lapa, bairro na Zona Oeste da cidade de São Paulo (SP).

Vejamos alguns tipos de alvenaria:

  • Simples: sua composição utiliza basicamente blocos de alvenaria e argamassa. Entretanto, outros materiais agregam características para se evitar fissuras;
  • Armada: usada junto com o microconcreto, que engloba os vários tipos de argamassas, grouts e concretos elaborados com agregados graúdos de pequena dimensão.

Profissionais qualificados

Cliente satisfeito com serviço

Quer deixar transformar seu sonho em realidade e construir a sua casa? Recomendamos a contratação de profissionais com experiência para ter o melhor resultado na execução do projeto.

Master House possui uma equipe de profissionais qualificados para construir o seu imóvel.

5.0
04
Avalie este conteúdo:
5.0
04