Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

5 cursos técnicos que todo bom eletricista tem no currículo

eletricista
5 cursos técnicos que todo bom eletricista tem no currículo
Avalie esse serviço!

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais exigente, e são várias as profissões que requerem qualificações que sejam completas. Dentre várias, podemos citar a profissão de um eletricista, que apesar de ser um mercado vasto, exige habilidades e competências técnicas para um serviço de ótima qualidade.

Como toda profissão, só possuir a formação básica não é suficiente. Hoje existem vários cursos técnicos que, além de serem em menor período, também são bastante completos para o exercício de qualquer função.

Um eletricista com um bom currículo deve possuir além de algumas experiências significativas, cursos que o ajudem a melhorar seu desempenho profissional, principalmente, na hora de participar de um processo seletivo. A equipe de Recursos Humanos da Master House separou algumas dicas que vão ajudar os profissionais a encontrarem o caminho do sucesso.

Por que me qualificar nessa área?

O que não vão faltar são cursos, workshops e palestras para um aperfeiçoamento profissional, mas afinal, por que é importante ir em busca disso?

1. Baixo investimento: Os cursos iniciais na área de eletricidade requerem um custo baixo e possuem um retorno significativo em curto prazo. O mercado de trabalho na área elétrica é extenso e falta mão de obra de qualidade. Por isso, existem cursos tão acessíveis que chamam a atenção do maior público possível.

2. Se tornar referência: Quanto mais qualificado um profissional, mais referência ele se torna no seu segmento. Um bom eletricista é conhecido pelo bom trabalho que desempenha e não há como fazer um bom serviço sem conhecimento adequado da sua área.

3. Ser valorizado: Um eletricista com qualificações se torna um profissional valorizado, pois cria mais credibilidade no seu serviço. Pode ser cobrado preço justo, no caso de profissionais autônomos, e procurar salários dignos de suas qualificações, no caso de eletricistas contratados por empresas.

Quais cursos devo possuir nessa área?

eletricista confiável

A área da eletricidade é bastante abrangente e o requisito mínimo para trabalhar como eletricista é possuir ensino médio completo e o curso básico de eletricidade. A profissão em si exige conhecimentos nas ciências exatas como, por exemplo, em física e matemática.

Dependendo da área escolhida, seja eletricidade predial, residencial ou eletrotécnica, o curso deve ser cada vez mais específico. Neste caso, é importante também que um eletricista tenha alguns cursos:

› Excel – para planejar seus custos aos clientes

› AutoCAD 2D – para explanar seus diagramas elétricos

O que preciso ter para me tornar um bom eletricista?

Um profissional eletricista necessita de algumas habilidades para o exercício de suas funções que, em conjunto com conhecimentos técnicos da área, resultarão em excelentes serviços.

•  Atenção: Todo eletricista deve ser bastante atencioso para que exerça suas atividades com segurança. Toda informação fornecida pelo cliente ou supervisor no desempenho das suas tarefas pode ser crucial para sua segurança e a dos outros. Cuidado com as distrações e conversas, pois toda concentração será necessária.

•  Boa visão: Essa habilidade será necessária para que o profissional eletricista consiga desempenhar suas atividades com segurança. É importante que o profissional consiga diferenciar cores, pois no sistema elétrico, as fiações são diferenciadas por elas.

•  Organização: Na área elétrica, detalhes fazem muita diferença, pois servem para diferenciação dos equipamentos. Por isso um eletricista deve ser organizado para que não faça uma bagunça, correndo o risco de causar um acidente ou até mesmo provocar um incêndio.

•  Coordenação Motora: É importante que se tenha uma boa coordenação motora para o manuseio de ferramentas e equipamentos, para não correr o risco de manusear algo erroneamente durante suas atividades.

Com conhecimentos técnicos, é interessante que o eletricista tenha em seu currículo alguns cursos:

> Instalações Elétricas: Nesse assunto, é visto tudo que envolve uma instalação elétrica, como representação gráfica dos circuitos, dos componentes, segurança e os símbolos das instalações.

> Segurança das Instalações Elétricas: É o complemento do estudo das instalações elétricas. Deve ser conhecido todos os meios possíveis para que uma instalação seja segura tanto para o profissional quanto para o usuário.

> Eletrotécnica: Este curso compreende basicamente toda teoria da eletricidade. A grade curricular da maioria dos cursos, estuda os sistemas elétricos, resistência, potência, energia, condensadores, circuitos, motores etc.

Para se tornar referência na área da eletricidade, é muito importante que quanto mais conhecimentos possuir, mais valorização e reconhecimento terá como um bom profissional. Portanto, procure sempre se especializar para que seus conhecimentos sejam renovados em um mercado tão exigente como este.

Se você gostou deste artigo, não esqueça de conferir mais dicas em nosso blog! Até logo!