Saiba como evitar o acúmulo de umidade e mofo em casa

Saiba como evitar o acúmulo de umidade e mofo em casa

Com a incidência de chuvas mais fortes durante períodos mais quentes, é importante ficar atento à manutenção do telhado e áreas externas para que sua casa não sofra com as temidas infiltrações. Além de problemas ao imóvel, o excesso de umidade pode causar danos à saúde como, por exemplo, problemas respiratórios.

Causado pelo fungo Penicullium Notatum, o mofo precisa de umidade para se desenvolver, sendo os períodos de incidência de chuva considerados os mais perigosos para sua proliferação. Em locais fechados, com menor circulação de ar, a umidade pode se espalhar com mais facilidade.

Quer algumas dicas de como evitar problemas com infiltrações em sua casa? A Master House tem os melhores profissionais do mercado para executar serviços de manutenções, reformas e pequenos reparos.

O que causa a umidade?

Profissional qualificado para eliminar o mofo

A incidência de chuvas, que é mais forte em alguns períodos do ano, pode causar transtornos em imóveis que já possuem infiltrações. O verão, por exemplo, é a época perfeita para a proliferação de mofos em decorrência da umidade.

É importante que o morador fique atento às possíveis infiltrações e no rejunte nas paredes, fazendo manutenção preventiva a cada cinco anos para que seja possível impedir que a umidade e o mofo tomem conta de uma parte da casa.

Fissuras no piso também podem ser vilões para o imóvel, já que permitem a passagem de água e, consequentemente, causam o acumulo de umidade. Contratar um profissional altamente qualificado para realizar uma manutenção e reforma no imóvel é a melhor forma de corrigir o problema.

Como identificar a umidade?

Existem algumas formas de identificar infiltrações quando um ambiente está sendo tomado pelo acumulo de umidade. Vamos às dicas que vão te ajudar a identificar o problema:

  • Água nas paredes: um ambiente com excesso de umidade faz com seja absorvido pelos alicerces da casa, formando manchas na parede e, em alguns casos, formando bolhas na pintura;
  • Frestas: nas paredes, as frestas facilitam a passagem de água da chuva, provocando aparecimento de bolor ou formando bolhas na tinta;
  • Do teto: em geral, após uma forte chuva, algumas telhas podem ser danificadas ou trincadas, facilitando a infiltração que provocará o mofo;
  • Reformas: quando um serviço é feito de forma incorreta, a água pode invadir o imóvel. Por isso, é importante estar atento ao pós-obra e eventuais problemas futuros.

Dicas para combater o acumulo de umidade

Formas de combater o movo em casa

Mesmo sendo um problema comum em praticamente todas as casas, felizmente existem formas de combater o acumulo de umidade no ambiente. Vejamos algumas dicas interessantes:

  • Vinagre branco: o uso desse produto pode auxiliar no combate ao mofo e no acumulo de umidade em sua casa. A utilização é recomendada em paredes, roupas, cantos da cozinha e banheira;
  • Janelas abertas: embora seja uma ação muito simples, impedir a circulação de ar num ambiente provoca o acumulo de mofos e bactérias;
  • Não cubra a umidade: colocar móveis, cortinas e objetos para cobrir as manchas apenas aumentará, uma vez que impedirá a circulação de ar.

Algumas vezes esse problema pode ser resolvido por você mesmo com o auxílio de produtos específicos. Mas, em casos mais graves, é preciso chamar um profissional capacitado. Por isso, conte sempre com os profissionais qualificados da Master House para te ajudar com os reparos e reformas da sua casa.

Avalie este conteúdo:
Saiba como evitar o acúmulo de umidade e mofo em casa
Avalie esse serviço!