Saiba como fazer a manutenção do ar-condicionado

Saiba como fazer a manutenção do ar-condicionado

Ter um ambiente bem refrigerado com uma boa qualidade do ar é sinal de que a manutenção do sistema de ar-condicionado está em dia. Qualquer irregularidade nestes aparelhos pode colocar em risco a saúde de quem frequenta o local, pois a falta de manutenção adequada possibilita o acúmulo de sujeira, reduz o fluxo de ar e facilita a proliferação de fungos e bactérias, principalmente, se o aparelho permaneceu por muito tempo desligado. Além de uma séria de problemas que podem comprometer o desempenho e a vida útil do ar-condicionado.

Por isso, se você precisa de ajuda para sanar algumas dúvidas relacionadas à manutenção do aparelho de ar-condicionado, acompanhe abaixo algumas dicas dos profissionais especializados da Master House.

Quais são os benefícios?

A manutenção preventiva vai garantir o funcionando correto da máquina, que inclui, além de higienização completa, testes no funcionamento para verificação de possíveis falhas, trocas de peças danificadas e outros itens que são checados.

  • Prevenção de panes

O ar-condicionado fica em ambiente fechado e, por isso, está constantemente exposto ao acumulo de poeira, o que pode acarretar em obstrução dos filtros, as serpentinas e as turbinas do aparelho, diminuindo a eficácia da máquina rapidamente;

  • Tempo de vida do aparelho

Sem a manutenção necessária e o acumulo de poeira, a eficácia do aparelho de ar-condicionado poderá diminuir. Consequentemente, reduzirá o tempo de vida útil do produto. Embora o seu uso seja constante, a ferrugem pode aparecer.

Quanto tempo?

Manutenção e limpeza de ar condicionado

Para garantir a boa qualidade do ar no interior de estabelecimentos, a União sancionou, em janeiro de 2018, a Lei 13.589/2018, que obriga edifícios públicos ou privados a fazer a manutenção em seus sistemas de ar-condicionado. Além de manter a qualidade do ar, as novas regras garantem, entre outros pontos, padrões de temperatura e umidade no ambiente.

Os edifícios terão que fazer a manutenção a partir de um Plano de Manutenção, Operação e Controle com o objetivo de prevenir ou minimizar riscos à saúde, seguindo as orientações regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Existem ambientes que podem necessitar de uma frequência ainda maior por conta do acumulo de resíduos, por exemplo. Nestes casos, a manutenção deverá ser feita em intervalos de 20 em 20 dias.

Quais os riscos?

A falta de manutenção do ar-condicionado pode ser a causa de muitos problemas respiratórios e o excesso de poeira presente nos aparelhos é o principal motivo. Afinal, a falta de limpeza diminui a renovação do ar, provocando o acumulo da sujeira. Você pode ficar com o aparelho ligado por várias horas sem se preocupar com problemas respiratórios desde que mantenha a manutenção preventiva em dia.

Economia

Manutenção ar condicionado

Além de todos os benefícios que a manutenção de ar-condicionado pode fazer à saúde, a manutenção preventiva também é uma ótima oportunidade para economizar. Quando o aparelho está sujo, o fluxo de ar passa pelo evaporador e diminui a troca de calor com o gás refrigerante.

Com essa diminuição, o ar precisará circular mais vezes para perder o seu calor e, então, diminuir a temperatura. E é esse aumento no número de passagens resultará em aumento de energia, já que o aparelho ficará funcionando e trabalhando por mais tempo.

Sem a manutenção, o aumento na conta de energia pode ser até 50% maior. Portanto, quando seu aparelho apresentar a formação de gelo na frente do evaporador, a diminuição da capacidade de refrigeração será clara.

A melhor forma de manter o ar-condicionado funcionando em ordem é contratando um profissional qualificado. Quer uma dica? Contrate apenas uma equipe técnica especializada em manutenção da Master House e evite qualquer dor de cabeça no sistema de refrigeração.

Avalie este conteúdo:
Saiba como fazer a manutenção do ar-condicionado
Avalie esse serviço!