Como realizar manutenção de diferentes tipos de ar-condicionado

Como realizar manutenção de diferentes tipos de ar-condicionado

Assim como qualquer outro tipo de manutenção, os aparelhos de ar-condicionado também devem ser vistoriados periodicamente para manter seu correto funcionamento e evitar danos ao eletrodoméstico. Talvez você não saiba, mas a falta de manutenção neste tipo de aparelho pode gerar consumo excessivo de energia, além do desgaste acelerado de peças e componentes eletrônicos. Também aumenta a possibilidade de acúmulo de sujeira, reduzindo o fluxo de ar e facilitando a proliferação de fungos e bactérias, prejudicando a saúde de todos.

O mais importante é saber como realizar a manutenção de um ar-condicionado, levando em consideração os diferentes modelos presentes no mercado, assim como reconhecer o momento de chamar um profissional. Para manter o aparelho no funcionamento correto e evitar problemas à saúde, nossos especialistas separaram alguns pontos importantes para você.

Por que é tão importante fazer manutenções periódicas no ar-condicionado?

homem fazendo manutenção do ar-condicionado

Você conhece alguma máquina que funcione sem a necessidade de manutenção e que mantenha a performance como se fosse nova? As máquinas necessitam de cuidados periódicos para que seu funcionamento seja correto e sem falhas. Em relação aos aparelhos de ar-condicionado, a importância deve ser ainda maior. Basta que sejam seguidas algumas regrinhas básicas de limpeza.

Mesmo sem ser um profissional qualificado, posso fazer a manutenção?

técnico fazendo manutenção de ar condicionado

Por conta de uma série de cuidados básicos, talvez qualquer pessoa consiga realizar determinadas tarefas de manutenção em seu ar-condicionado, como:

  • Limpar o filtro regularmente: De quanto em quanto tempo? Isso vai depender do nível de poeira, odores ou resíduos que estejam no aparelho de ar, principalmente, os que foram instalados em janelas e os portáteis. Em média, as limpezas devem ser realizadas de uma a duas vezes por mês;
  • Trocar o filtro: Quando você perceber que as malhas e ou a esponja apresentarem sinais de desgaste ou dificuldade na limpeza.

Existem situações que exigirão a presença de um profissional em manutenção de ar-condicionado, como problemas com o gás ou alguns componentes eletrônicos que exigirem a retirada do aparelho. Mas, mesmo não sendo um profissional especializado na manutenção de ar-condicionado, você pode fazer os serviços básicos, como a limpeza.

Manutenção básica em diversos tipos de ar-condicionado

ar condicionado

Nos aparelhos de janela, cerca de 90% do equipamento fica na parte externa do imóvel, dificultando o acesso àquelas partes. Mas, em contrapartida, os filtros e serpentinas ficam na parte interna, fácil acesso.

» Manutenção básica em aparelhos de janelas e portáteis:

 

  • Desligue o aparelho e retire-o da tomada;
  • Retire a tampa, o filtro e a tela. Em seguida, lave-os até que toda a sujeira seja removida. Se preciso, troque o filtro e a tela;
  • Limpe as bobinas com produtos específicos que são facilmente encontrados em lojas de ferragens. Evite esponjas e o contato do spray com a parte elétrica e eletrônica;
  • Coloque a tela, o filtro e a tampa e aguarde 15 minutos antes de ligá-lo.

» Manutenção básica em aparelhos do tipo Split:

 

  • Adquira um kit de limpeza para ar-condicionado Split e utilize a a bolsa coletora de resíduos para descartar as impurezas;
  • Adquira um limpador de bobinas em spray não espumoso para que não entre em contato com outros componentes. Em partes mais difíceis de atingir, providencie um bico extensor para o spray;
  • Pulverize as bobinas, as barbatanas de refrigeração e as pás rotativas com o spray e aguarde entre 10 a 15 minutos;
  • Pulverize com água as bobinas e as lâminas rotativas e todo o resíduo e sujeira escorrerá para a bolsa coletora.

Vale ressaltar a importância de não utilizar produtos abrasivos ou corrosivos. Lembre-se que todas as partes plásticas são muito sensíveis e é preciso evitar excesso de força para limpá-las. Opte por uma flanela limpa e nova embebida em detergente neutro ou água morna.

Embora seja possível realizar a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado, a melhor forma de mantê-los com o funcionamento em ordem é contratando um profissional qualificado. Quer uma dica? A Master House possui uma equipe técnica especializada em manutenção destes aparelhos.

Agora você já é quase um expert em limpeza e manutenção de ar-condicionado. E aí, gostou dessas dicas?

Avalie este conteúdo:
Como realizar manutenção de diferentes tipos de ar-condicionado
Avalie esse serviço!