Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; WOW64; rv:60.0) Gecko/20100101 Firefox/60.0
Grafiato: conheça os diferentes tipos e suas aplicações - Master House Manutenção e Reformas

Grafiato: saiba tudo sobre o produto e suas aplicações

Grafiato: saiba tudo sobre o produto e suas aplicações

Você conhece todos os tipos de revestimentos do mercado? E também as variações de serviços de pintura? Conhece algum que seja bem resistente às intempéries e que possua grande aderência sobre as superfícies e ainda seja antimofo? Não? Então, apresentamos o grafiato!

O grafiato é prático e tem um preço bastante atrativo. Por que prático? Porque necessita de baixa manutenção, pois, além de facilmente lavável, não fica úmido, facilitando a limpeza. Além disso, é extremamente bonito!

Outra característica do grafiato é a durabilidade de suas cores. Por isso, por ter boa resistência aos raios UV e ser impermeável, o grafiato é excelente para o revestimento de edifícios residenciais, diminuindo o custo com manutenção e reparos.

O grafiato é muito confundido com a textura. Apesar de bastante semelhantes, sob um olhar menos experiente, os dois revestimentos possuem características muito particulares que os diferenciam.

Qual a diferença entre textura e grafiato?

Tipo vermelho de grafiato

O grafiato é um revestimento produzido a partir de polímeros acrílicos e minerais. Quando aplicado, o resultado possui características que o diferem da textura e o faz ser uma das melhores opções de revestimentos do mercado:

  • Hidrorepelente;
  • Resistente a raios UV;
  • Lavável;
  • Aplicável em quase todo tipo de superfície (alvenaria, reboco, drywall etc);
  • Aplicação mais técnica;
  • Alta durabilidade;
  • Contém várias gramaturas;
  • Não retém pó.

A textura, mais comum e mais conhecida, também é produzida a partir de polímeros acrílicos e possui outras características bem semelhantes ao grafiato. A maior diferença, no entanto, se refere à forma de aplicação.

Na textura é possível utilizar rolos especiais, que formam desenhos, tornando o acabamento mais fácil e possível de ser realizado por leigos.

Onde comprar grafiato

Há inúmeras lojas e fabricantes onde pode ser encontrado o grafiato para vender. Abaixo, listamos alguns fornecedores onde você encontrar diferentes tipos do produto para comprar. Atente-se às diferentes especificações de cada produto e lembre-se sempre de consultar seu pintor antes de concretizar a compra.

Alguns fornecedores de grafiato:

Onde utilizar o grafiato?

Grafiato aplicado em fachada de casa

O grafiato pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. Em ambientes internos, o grafiato pode ser aplicado em salas, cozinhas, quartos e em qualquer outro ambiente em que se deseje uma parede decorativa, promovendo um contraste elegante e de bom gosto.

O grafiato é especialmente interessante para aplicações em fachadas de condomínios, economizando na manutenção e limpeza. Por ser impermeável e manter por mais tempo a coloração, mesmo exposto ao sol, o grafiato é um dos revestimentos mais utilizados pelas grandes construtoras.

Muito cuidado quando for aplicar o grafiato sem a ajuda de um bom profissional de serviços de pintura. Ele é um tipo de textura que não deve, por exemplo, ser aplicada aos poucos (começou, termine! Não faça emendas!), e nem com temperaturas superiores a 40° C.

Quais os tipos de grafiato disponíveis no mercado?

Diferentes tipos de grafiato

Os tipos de grafiato se referem à sua gramatura ou malha:

  • Malha 8 – possui um acabamento mais rústico. Ideal para fachadas e muros;
  • Malha 10 – a mais utilizada, fica no nível intermediário de ranhuras;
  • Malha 12 – produz um acabamento mais delicado e fino.

Cada um dos tipos de grafiato são, normalmente, utilizados conforme dissemos. Todavia, o legal da decoração com textura ou grafiato, assim como muitas outras intervenções decorativas em paredes, depende da preferência e do gosto do cliente.

Claro, que existem pequenas regras a serem seguidas, como a utilização de texturas mais sutis em ambientes em que a suavidade já está presente nos demais objetos de decoração.

No mais, o importante é ter a sensibilidade de escolher o grafiato certo para cada ambiente, interno ou externo. Lembrando, também, que se o desejo é chamar atenção para as ranhuras do grafiato, convém não utilizar as malhas mais finas. O mesmo vale para quando se deseja suavizar o ambiente. Importante, também, é ter em mente que o grafiato não é tão fácil de utilizar quanto a textura comum. Portanto, na dúvida, contate uma empresa de reformas de casas ou empreiteira especializada no assunto.

Avalie este conteúdo:
Grafiato: saiba tudo sobre o produto e suas aplicações
4.8 (95.29%) 17 votes