Quando decidimos construir ou reformar a casa, geralmente nos preocupamos com os gastos ou com os profissionais que vamos contratar, certo? Só depois de acertarmos todos os detalhes é que pensamos nos materiais que vamos utilizar, como preço e qualidade de cada produto. Assim como os demais itens que precisam ser comprados.
As tintas que serão utilizadas para pintar a casa são itens de decoração e reforma que também precisam ser escolhidas com cuidado. Não basta escolher apenas aquelas que melhor se encaixam no orçamento ou que têm a cor mais atraente, você precisa ficar atento à qualidade do material.
Se você está de mudança ou deseja reformar a casa ou apartamento, acompanhe as dicas que os pintores da Master House reservaram para que tenha inspiração na hora da pintura, escolhendo a que melhor se encaixa no seu projeto.
A sua casa não precisa ser monocromática, ou seja, pintada com apenas uma cor. Você encontrará no mercado uma variedade de tintas cujo resultado vai te surpreender. Use a sua criatividade e dê cor e vida aos cômodos do seu lar.
Quartos: para este cômodo, de preferência para cores claras, que transmitem sensação de amplitude e calma. Por ser um local de descanso, não é recomendado cores vibrantes;
Cozinha: escolha uma parede da cozinha e pinte com uma cor forte como, por exemplo, amarelo ou laranja;
Banheiro: por ser naturalmente um ambiente pequeno, o banheiro deve ser pintado com cores claras para provocar amplitude ao local;
Sala: como ambiente de convivência e lazer, pode receber cores divertidas e alegres;
Área externa: por ser uma parte da casa que está exposta às condições climáticas, escolha tintas mais resistentes e próprias para áreas externas.
Quer uma sugestão na hora de escolher a tinta? Dê preferência as que não vão deixar aquele cheiro forte que, em alguns casos, chega a impedir a permanência de alguém por muito tempo em um cômodo que acabou de ser pintado. Saiba como se programar para pintar a sua casa.
Por serem feitas à base d’água, as tintas podem ser sem cheiro ou com baixíssimo odor que desaparecem em poucas horas após a aplicação. É uma ótima opção para quem quer reformar a casa, mas não deseja esperar muito para a utilização do cômodo reformado.
As tintas sem cheiro podem ser aplicadas nos ambientes internos e também nos ambientes externos e a vantagem de pintar a casa com tinta sem cheiro é ficar livre de possíveis irritações como, por exemplo, dores de cabeça, irritação nos olhos ou enjoos.
Esses sintomas surgem por causa da composição da maioria das tintas sintéticas feitas a partir do petróleo. Felizmente, existem no mercado as tintas não tóxicas, as que são à base de látex e as tintas acrílicas sem cheiro.
• Apesar de não possuir cheiro, é recomendado a utilização de luvas e máscaras de proteção, principalmente, quem é alérgico;
• Após a pintura, deixar o local com o máximo de ventilação para que a tinta possa secar mais rápido;
• Evite fazer a pintura em dias muito úmidos, pois a tinta vai demorar mais a secar.
Escolher novas cores para a casa pode causar mudança não só no ambiente que recebeu a pintura, mas provocar novas emoções nos proprietários dos imóveis. A pintura é uma técnica barata e simples para dar uma nova perspectiva de visão para quem já está cansado de ver a mesma coisa todos os dias.
Experimente essa renovação na reforma da casa escolhendo tintas de qualidade e, de preferência, sem cheiro. Procure um profissional qualificado para executar o projeto da sua casa.
Gostou das dicas? Espero que sim.