Como desentupir pias

Como desentupir pias

Pias entupidas tiram a paciência de qualquer pessoa, não é mesmo? Desentupir pias pode ser algo fácil ou acabar se tornando um processo completamente estressante, já que a obstrução pode ser provocada por coisas simples e corriqueiras.

Além disso, dependendo do grau e a extensão do entupimento de pias, você vai precisar contratar um profissional especializado para solucionar o problema com o encanamento do imóvel. Vamos te ajudar com algumas dicas para o caso de precisar desentupir a pia da sua casa.

Eu posso desentupir pias sozinho?

mão com luvas desentupindo pia da cozinha

Você pode fazer o trabalho, mas nem sempre terá êxito nesse tipo de empreitada. Existem situações que somente um profissional consegue resolver. Se você realmente deseja enfrentar esse tipo de tarefa, é bom ter alguns equipamentos e ferramentas em mãos:

  • Baldes: será utilizado para depositar os resíduos que causaram o entupimento;

  • Panos: você não vai querer deixar a cozinha toda molhada, certo?

  • Alicate de pressão ou chave-de-grifo: caso seja complicado desatarraxar alguma conexão ou ter acesso ao local entupido;

  • Desengordurante: facilitará a limpeza de dutos e passagens de água.

Quando devo chamar um encanador?

encanador

Você já tentou vários métodos, comprou diversos produtos para facilitar e nada de conseguir desentupir a pia? Talvez esteja na hora de contratar um profissional qualificado para continuar o serviço, cujo resultado será extremamente satisfatório e você não precisará comprar uma pia nova.

Vale ressaltar que, de acordo com a norma regulamentadora NBR 16.280, da ABNT, ficam proibidas intervenções que possam atingir a estrutura de edificações com mais de um andar sem um laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. Certifique-se de ter todos os documentos de autorização antes de mexer na estrutura da sua residência.

Causas mais comuns do entupimento de pias

pia entupida

Com a exceção de algum erro de projeto ou existência de algum resíduo da construção dentro dos encanamentos, os entupimentos são sempre causados por desatenção. Vamos listar os casos mais comuns:

  • Deixar cair cabelos: sejam de barbas ou resultantes de uma depilação, os fios são um dos maiores responsáveis por entupimentos de pias;

  • Tampinhas: deixar cair pequenas tampas de cremes dentais, por exemplo, podem resultar numa tremenda dor de cabeça;

  • Deixar cair papel e embalagens diversas: muito comum nas residências, inclusive, os coadores de café, que são muito resistentes;

Métodos de desentupimento de pias

produtos de limpeza para pia

  • Haste metálica flexível: técnica muito boa para empurrar restos de comidas, mas que pode também compactar ainda mais o que está obstruindo a passagem de resíduos. Mas, atenção ao usá-lo em pias com sifão sanfonado, pois pode causar perfuração;

  • Água sanitária: bastante eficiente em entupimentos leves, causados por restos de alimentos e pequenos objetos;

  • Bicarbonato de sódio: com a aplicação um pouco diferente, você pode colocar de duas a três colheres de sopa de bicarbonato e, após aguardar 20 minutos, acrescente água fervente;

  • Desentupidor: o mais conhecido de todos, pode ser usado em qualquer pia;

  • Retirar e desobstruir o sifão: se a sua pia não é muito antiga, talvez tenha um sifão. E, na maioria das vezes, a simples retirada e limpeza resolvem todo o problema.

Existem outros métodos que vão te ajudar, mas os que listamos são os mais simples e menos estressantes. Agora que você já sabe algumas técnicas para desentupir pias, fique atento para que o problema não se torne recorrente na sua casa. Na dúvida, procure ajuda de um profissional. A Master House possui uma equipe qualificada para manutenções e reformas em imóveis residenciais e comerciais. Conte com a gente!

 Ficou com alguma dúvida?

Avalie este conteúdo:
Como desentupir pias
Avalie esse serviço!