Alvenaria: história, conceito e aplicações

Alvenaria: história, conceito e aplicações

Alvenaria, acabamento, instalações hidráulicas e elétricas são parte do vocabulário de quem está encarando algum tipo de construção ou reparos em imóveis. Uma das etapas da construção civil, a alvenaria é a parte em que podemos vislumbrar a forma do que estamos erguendo. Tijolos, ferros, cimentos, concreto e blocos das mais diversas formas são os materiais mais usados durante a construção de um imóvel.

Em geral, é uma etapa que se desenvolve de forma rápida. Em poucas horas, um bom pedreiro com sua equipe pode levantar todas as paredes de uma pequena casa ou alguns cômodos.

Conceitos de alvenaria

alvenaria

Podemos conceituar alvenaria como sendo um tipo de construção que se utiliza de pedras, tijolos, blocos, irregulares ou não, que podem ser sobrepostos com ou sem argamassa de ligação, formando uma estrutura linear e resistente. Também é possível levar em consideração a divisão, que pode ser estrutural ou vedação, além de poder diferenciá-la por sua utilização: interna ou externa.

» Internas

– Separar ambientes;

– Apoio extra aos pisos e paredes superiores.

» Externas

– Separar os ambientes internos e externos;

– Atuar como barreira para uma série de ações, naturais ou não, como delimitar propriedades, vento, variações de temperatura, ruídos etc.

Breve história da alvenaria

casas em barro

As construções em alvenaria são as mais antigas e usadas em todo o mundo, embora não seja possível saber com precisão o ano de que se iniciou a sua utilização. Especialistas dizem que a alvenaria começou a se desenvolver no Oriente Médio, na Mesopotâmia, entre 8.000 a 4.000 a.C. Conheça os principais materiais:

  • Adobe: mistura homogênea de diversos componentes, como água, areia, argila e fibras naturais, prensados artesanalmente em moldes. As primeiras construções tinham a forma de colmeia, abertas para ventilação, ideal para regiões secas.
  • Barro queimado: desenvolvido pelos Assírios, a argila queimada em altas temperaturas se torna mais dura e forte, além de não se dissolver quando exposta à água.
  • Argila seca ao sol: sem o conhecimento geométrico, os egípcios construíram as primeiras pirâmides há cerca de 6 mil anos utilizando a argila seca ao sol.
  • Blocos de arenito: foram usados na construção das pirâmides mais famosas entre 3700 a 3550 a.C. O impressionante nesses projetos foi a tecnologia empregada em sua confecção.

Vale a pena uma análise um pouco mais aprofundada nas pirâmides do Egito, pois supõe-se que, pela primeira vez na história, tenha sido utilizado alguma espécie de concreto entre os blocos na hora da construção. A forma como foram erguidas nos faz crer que o concreto primitivo foi utilizado tanto na parte interna quanto externa das pirâmides.

Pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos – Egito

Pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos

  • Pedras talhadas: principalmente o mármore, era um tipo de alvenaria muito utilizada nas construções gregas entre os séculos 447 a 432 a.C.
  • Alvenaria romana: confeccionada com finos tijolos de barro, assentados com uma argamassa com alta concentração de sílica, adicionada a um material de origem vulcânica, normalmente revestidos de mármore.
  • Muralha da China: este grande feito da história não poderia ficar de fora, pois foi construída com alvenaria de pedra e barro de argila queimado.

Onde a alvenaria pode ser utilizada e em quais países é mais comum?

muralha da china

A alvenaria é utilizada para demarcar limites – muros ou cercas – e separar cômodos e áreas comuns de privativas. Ou seja, possui uma infinidade de aplicações, com as mais variadas formas e elementos. Suas construções possuem mais resistência à umidade, além de proteger das variações climáticas e proporcionar mais segurança aos moradores.

Você pode achar que estas características de construções de alvenaria são as indicadas para algumas regiões dos Estados Unidos, por exemplo, em que os tornados são bastante comuns e conseguem arrancar as casas de suas bases. Mas, não são utilizadas por questões culturais e facilidade de acesso a outros materiais, como a madeira. Claro que em grandes estruturas a alvenaria é utilizada.

Em geral, nas grandes construções, independente do país, haverá a utilização deste sistema, associada com estruturas metálicas internas e externas, além de outros materiais.

Precisa de alguma ajuda em alvenaria? A Master House possui uma equipe de profissionais qualificada para construir ou reformar o seu imóvel. Conte com a gente!

Se você gostou, comente! Até o próximo!

Avalie este conteúdo:
Alvenaria: história, conceito e aplicações
Avalie esse serviço!