Conheça os diferentes tipos de tijolos para construção - Master House Manutenção e Reformas

Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Conheça os diferentes tipos de tijolos para construção

Diferentes tipos de tijolo para reformar

Conheça os diferentes tipos de tijolos para construção

Avalie esse serviço!

Além de se basear no projeto e no tipo mais adequado, a escolha do tijolo deve considerar também a resistência térmica, peso das peças e custo. Quando se contrata um pedreiro ou mestre-de-obras para reformar sua casa ou apartamento, ele deverá saber o tipo ideal de tijolo para a estrutura específica.

Ao analisar o custo, não somente o valor do tijolo deve ser considerado, como também o valor final das paredes. Para tal, deve-se considerar a argamassa de assentamento e revestimento. Para evitar grandes perdas, deve-se investir em blocos de melhor qualidade, para que não seja necessário corrigir imperfeições, com aumento na espessura da massa.

Vamos conhecer os tipos mais utilizados de tijolos:

Cerâmico

Geralmente são mais baratos, facilmente encontrados e com bom desempenho térmico. Por outro lado, costumam ter a falta de padronização como desvantagem, gerando muitas quebras para encaixar durante a obra. Assim, contribuindo com o desperdício e produção de entulho.

O tijolo cerâmico também possui algumas variações de tipo:

• Tijolo (bloco) baiano ou bloco cerâmico: dotado de oito furos, suas ranhuras facilitam a aderência da argamassa e os furos diminuem seu peso, contribuindo para o isolamento térmico da parede.

• Tijolo Furado: com vários tipos de furos para as mais diversas aplicações.

Tijolo Maciço

Se a ideia for deixar a alvenaria aparente, é importante investir em vários modelos e cores de tijolos maciços (modelo comum usado em construções de paredes), sem esquecer-se de protegê-los contra a umidade. Neste caso, a porosidade e desgaste naturais permitem lascas e infiltrações que podem comprometer as paredes. Para contornar esse empecilho, é importante aplicar vernizes e selantes que impermeabilizarão o material, retardando desgaste e protegendo das intempéries.

Dentre os materiais mais utilizados para a impermeabilização estão o silicone líquido que penetra no tijolo sem alterar sua aparência e permite que o material respire; e as resinas acrílicas à base de solvente, que oferecem maior durabilidade e, dependendo da escolhida, produzem efeito brilhante, semi-brilhante ou acetinado.

Concreto

Apesar do maior peso, que dificulta o transporte e o desempenho térmico inferior ao cerâmico, seu isolamento acústico é bom, o cosumo de argamassa é menor e o tempo para assentamento é reduzido, além de poderem ficar aparentes, não necessitando acabamento. Muito utilizado para construção de piscinas.

Concreto Celular

Com aparência de espuma endurecida e caracterizado pela leveza, é muito utilizado em reformas onde não se pode sobrecarregar a estrutura existente. Apesar do bom desempenho térmico devido aos seus poros, possui baixo isolamento acústico devido ao peso reduzido.

Vidro

Usado para efeitos estéticos ou práticos, como em locais que exijam iluminação natural, permitindo que até 75% da luminosidade transpasse.

Ecológico

Feito em argila, é considerado ecológico devido às diferenças em seu processo de fabricação, no qual não é queimado e dispensa o uso de massa de cimento no assentamento.

De acabamento (Aparente)

Evolução do tijolo de barro com acabamento melhor, maior resistência mecânica e menor porosidade. Pode ser usado sem necessidade de reboco, apesar de ser pequeno, aumentando o gasto de argamassa e tempo de conclusão da alvenaria. Ideal para construção de fornos e fogões, podendo ser utilizado tanto em paredes internas quanto externas.

Refratário

Com intuito de suportar altas temperaturas e ser bom isolante termo acústico, é feito a partir de materiais que diminuem a retração mecânica se expostas ao calor. Ideal para fornos em fundições, caldeiras, churrasqueiras, etc.

Solicite já seu orçamento de alvenaria aos nossos pedreiros

Assine nossa newsletter