Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Saiba como limpar piso laminado e de madeira

como-limpar-piso-de-madeira
Saiba como limpar piso laminado e de madeira
2 (40%) 2 votes

Os pisos laminados são muito utilizados atualmente devido à sua facilidade de instalação e manutenção. Os diversos tipos de encaixe facilitam a troca do modelo de piso, caso você enjoe ou queira renovar o ambiente. Confira abaixo algumas dicas para realizar a manutenção da limpeza e os cuidados que você deve ter ao higienizar este tipo de piso.

Como limpar o piso laminado:

A manutenção dos pisos laminados e dos carpetes de madeira é bem simples. Para a limpeza de rotina, use uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, seguidos por pano umedecido. Não utilize cera ou produto à base de silicone.

Os produtos à base de silicone criam uma camada gordurosa sobre o revestimento, fazendo aparecer manchas impedindo uma limpeza eficaz. Enquanto os materiais abrasivos – como os saponáceos e as esponjas de aço – devem ser evitados porque riscam a superfície do piso.

Cuidado com o excesso de água, ela levar inchaço da superfície, por isso, ao umedecer o pano em uma solução de 5 l de água utilize uma colher de sopa de detergente neutro, torça-o bem, deixando-o “sequinho”.  Se na casa morar algum animal doméstico, você deve ver o tópico de como proteger seu piso de animais domésticos. Para higienizar, adicione à solução três colheres de sopa de vinagre de vinho branco. O vinagre serve como desinfetante e higieniza o ambiente.

No entanto, para os pisos de madeira natural, o pano, mesmo enxuto, não é indicado, esse processo provoca uma remoção do rejunte – resinas e vernizes -resultando em rachaduras. Portanto, para a limpeza diária, use somente panos secos, aspirador de pó ou ainda vassoura de pelos macia.

Como remover manchas de piso laminado:

limpeza-piso-laminado

 

Para limpar manchas mais difíceis, de laminados e carpetes de madeira, experimente primeiro tentar limpar com o próprio pano torcido, esfregando a área suja pontualmente e com maior intensidade, usando as mãos.

Para alguns tipos de sujeiras no piso laminado, use produtos específicos:

– Para limpar manchas do piso laminado, de suco de uva, vinho e café, uma alternativa à água com sabão neutro é a solução composta por 50% de água morna e 50% de álcool, dispensada sobre a sujeira através de pano úmido;

– No caso de manchas de óleo ou gordura, aplique detergente do tipo desengordurante (puro) diretamente sobre o local e, em seguida, retire o excesso do produto com um pano;

– Para remover esmalte de unha, aplique uma pequena quantidade de acetona pura sobre a sujeira, mas apenas sobre a tinta em si;

– Utilize álcool para a remoção de manchas recentes de tinta de caneta ou mercúrio;

– Para marcas de batom e tinta látex, basta usar a solução de água e detergente neutro;

– Pequenas áreas sujas de tinta, verniz e graxa podem ser limpas com querosene ou aguarrás. Mas não se esqueça: para remover os resíduos do solvente, passe em seguida o pano umedecido – em solução de água e detergente neutro – e torcido.

Pode usar cera no piso laminado?

Laminados e carpetes de madeira não necessitam e não podem ser encerados. A cera nestes tipos de piso forma uma camada de gordura junto à superfície, que podem ocasionar manchas, bem como dificultar a limpeza.

Existe no mercado produtos desenvolvido para dar brilho ao piso de madeira maciça e indicação para uso eventual, mas sempre muita atenção para escolher: o melhor é verificar, junto ao fabricante do revestimento, o mais adequado.

Para evitar o acúmulo de cera, a quantidade dispensada deve ser mínima, para que não seja necessário, sequer, passar uma flanela seca para dar brilho.

Como evitar riscos no piso laminado:

Laminados ou carpetes de madeira podem ser riscados com facilidade, saiba como evitar esses danos:

– Coloque tapete na entrada do ambiente  para conter o excesso de sujeira dos sapatos, que podem contar com partículas abrasivas – como pedras – sujeitas a riscar o piso;

Tapete-entrada

 

– Sob os pés de mesas, cadeiras e outros móveis aplique feltros protetores autocolantes para diminuir o atrito entre as superfícies. No caso de cadeiras com rodinhas, escolha as que possuem rodízios de poliuretano que previnem marcas no revestimento;

feltros

 

– Não arraste os móveis, se necessitar deslocá-los durante a limpeza ou reposicioná-los em uma repaginada no ambiente, peça ajuda e levante as peças.

Os pisos de madeira maciça, quando riscados são passíveis de recuperação através de lixamento e novas demãos de vernizes e resinas. Para fazer o serviço, procure a Master House.

 

Solicite já um orçamento para manutenção e limpeza do piso laminado


Tags:

Recomendados para Você: