Os diferentes tipos de impermeabilização que existem no mercado

Os diferentes tipos de impermeabilização que existem no mercado

Construir um imóvel requer alguns cuidados para que o projeto tenha o resultado esperado e proteger esse investimento é crucial. A impermeabilização é uma forma de proteção com inúmeras vantagens e o mercado dispõe de variedade de produtos que se adaptam a todos os tipos de construção.

Pode parecer mais um custo extra do que um investimento, mas é possível evitar ou minimizar custos com reparos para resolver os desagradáveis problemas com a umidade. É comum fazermos um grande investimento em pinturas ou revestimentos e só nos darmos conta de que era preciso impermeabilizar o imóvel quando surgem manchas ou pedaços dos revestimentos começam a soltar.

A impermeabilização realmente funciona? Posso aplicá-la em qualquer superfície? Qualquer pessoa pode aplicar ou é necessária a contratação de um profissional? Não se preocupe com as dúvidas, porque os profissionais da Master House vão te ajudar com as respostas.

O que é impermeabilização e quais os tipos?

impermeabilização com argamassa

Tetos, paredes, pisos e revestimentos manchados, úmidos e cheirando a mofo, são os resultados das infiltrações de líquidos, principalmente, água quando não há impermeabilização. Existem dois tipos de impermeabilizantes disponíveis no mercado, sendo cada um com componentes e propriedades específicos, de acordo com os locais onde serão aplicados: os rígidos e os flexíveis.

  • Impermeabilizantes rígidos: são argamassas industriais (produtos com aditivos químicos) que podem ser adicionadas às argamassas comuns e ao concreto. Um detalhe importante é que deve ser utilizada em locais que não sejam propensos às rachaduras, como pisos de subsolos, piscinas enterradas ou locais que não estejam sujeitas às grandes variações de temperatura;

  • Impermeabilizantes flexíveis: composta por elastômeros e polímeros, é ideal para locais onde exista a possibilidade do surgimento de fissuras ou que fiquem constantemente expostos ao sol ou grandes variações de temperatura.

Os sistemas de impermeabilização mais usados

impermeabilização com manta asfáltica

Dependendo da superfície ou da área que se quer impermeabilizar, o mercado dispõe de sistemas específicos que atendem às mais diversas necessidades:

  • Argamassa com polímeros: compostas por cimento, aditivos e polímeros, essa impermeabilização é ideal para áreas molhadas, como piscinas e decks, caixas d’água, rodapés ou subsolos;

  • Hidrofugantes: são verdadeiros repelentes de água, ideais para paredes expostas à chuva e superfícies porosas, como telhas, tijolos aparentes;

  • Emulsão acrílica: com base acrílica e elastômero, são ideais para pisos, lajes ou paredes expostas à chuva;

  • Manta asfáltica: composta por um único elemento, seu uso é recomendado para áreas que ficam expostas à chuva, como pisos, lajes, paredes;

  • Calafetadora: para preenchimento de juntas localizadas em quaisquer ambientes;

  • Hidrorepelente: mais utilizada em paredes e tijolos aparentes, este tipo de impermeabilizante impede a passagem de água da chuva.

Quem pode aplicar os impermeabilizantes?

pedreiro

Em geral, a impermeabilização precisa ser aplicada por um profissional qualificado durante a construção ou reforma e, de preferência, antes de pinturas ou revestimentos. (Saiba como reformar sem dor de cabeça)

Locais que devem ser impermeabilizados

impermeabilizante resina termoplástica

De forma geral, os impermeabilizantes devem ser aplicados em telhados, lajes, áreas externas, em calhas coletoras de águas de chuva, piscinas ou caixas d’água, banheiros, cozinhas áreas de serviço, soleiras e peitoris de portas e janelas que sofram com ações da chuva e do vento.

Em linhas gerais, é possível se prevenir das terríveis infiltrações e suas consequências. Uma boa medida é proteger a junção entre piso e parede, aplicando argamassa polimérica no solo nas paredes, começando pelo rodapé. Essa medida diminuirá o surgimento de superfícies úmidas e mofadas. A Master House possui uma equipe de profissionais qualificados para fazer a impermeabilização do seu imóvel. Conte com a gente!

Obrigado por nos acompanhar em mais uma análise, e até a próxima!

Avalie este conteúdo:
Os diferentes tipos de impermeabilização que existem no mercado
Avalie esse serviço!