Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

O que é manutenção preditiva?

manutenção preditiva
O que é manutenção preditiva?
Avalie esse serviço!

Você já ouviu falar em manutenção preditiva? Saberia responder qual é este tipo de manutenção? Em geral, a manutenção preditiva é o acompanhamento de dados coletados sobre máquinas e equipamentos, como se fosse um olhar mais acurado e constante, que permite diagnosticar ou identificar a necessidade da realização de uma manutenção preventiva em determinado equipamento ou máquina.

A manutenção preditiva é uma grande ferramenta de produtividade, cujos dados são colhidos a partir de rigorosos monitoramentos regulares de máquinas e equipamentos. Nossos especialistas vão te ajudar a entender melhor como funciona a manutenção preditiva.

Conceitos de manutenção preditiva

manutenção preditiva

A manutenção preditiva é um método ou procedimento que compõe a manutenção, tendo a finalidade de apontar o nível de comprometimento ou desgaste de peças e componentes de máquinas e equipamentos. Também podemos definir como o processo de análise das condições de desgastes de máquinas e equipamentos, realizado através de diagnósticos periódicos. É uma filosofia corporativa de redução de danos ao maquinário.

Diante da explicação, é possível entender que a manutenção preditiva fornece dados precisos e confiáveis sobre o real estado das máquinas e equipamentos para que haja uma definição sobre a necessidade da manutenção preventiva.

Qual a diferença entre manutenção preditiva e preventiva

caixa de ferramentas

A manutenção preditiva avalia o real estado de máquinas e equipamentos por meio de instrumentos ou indicadores das próprias máquinas que permitem identificar as condições mecânicas, eletroeletrônicas, pneumáticas, hidráulicas e operacional dos processos.

Já a manutenção preventiva refere-se aos procedimentos que corrigem possíveis aparecimentos de falhas e geralmente acontecem em períodos específicos como, por exemplo, a troca de óleo ou fluidos de refrigeração de algumas máquinas ou veículos. A meta é a redução de avarias a partir de datas ou períodos previamente estabelecidos, normalmente determinados pelos fabricantes ou montadoras.

Independente da manutenção escolhida, é importante manter em dia o pleno funcionamento de máquinas e equipamentos, além de seu imóvel mais seguro.

Objetivos da manutenção preditiva

objetivo manutenção preditiva

Determinadas máquinas e equipamentos são tão importantes para a empresa que não é possível interromper seu funcionamento. Neste caso, a manutenção preditiva entra em ação, diminuindo processos desnecessários e aumentando a vida útil dos equipamentos. Nestes casos, a melhor escolha é se antecipar aos possíveis problemas por meio de análises dos dados fornecidos por equipamentos ou instrumentos específicos como, por exemplo, os de ultrassom.

Quais as ações mais utilizadas na manutenção preditiva?

estratégias de manutenção preditiva

Como a manutenção preditiva é uma das ferramentas mais eficazes para antecipar a necessidade de manutenção em máquinas e equipamentos, vamos pontuar suas ações mais comuns:

Lógico que existem outras análises, mas, em resumo, são estas as mais utilizadas nas manutenções preditivas de máquinas e equipamentos. Outros tipos de manutenções podem ser feitos, como as detectivas e corretivas que, além das citadas acima, também diminuem os gastos com máquinas e equipamentos.

De todos os tipos existentes no mercado, a manutenção preditiva, sem dúvidas, merece destaque. O melhor a fazer é chamar um técnico especializado da Master House para detectar problemas em equipamentos ou até mesmo em seu imóvel. #ligapramaster!

Gostou deste nosso artigo?