Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Cupim de madeira – Como prevenir

como-acabar-com-cupins

Cupim de madeira – Como prevenir

Avalie esse serviço!

O cupim de madeira seca é um cupim típico de ambientes urbanos. Até então não existe nenhum registro de um ninho de cupim de madeira seca em arvores, troncos soltos nas florestas, etc. Sua atuação é sempre em peças construídas pelos homens.

Como este tipo de cupim constrói seu ninho no interior da peça atacada, o controle é mais simples. Mas dificilmente você conseguirá perceber um ataque destes cupins até que já tenham consumido uma boa parte no interior do seu móvel ou peça de madeira. Sendo assim, o melhor a fazer é se prevenir contra o ataque e infestação deste inseto.

Para se prevenir contra eles, é muito importante saber como acontece a infestação. O contato deste cupim com sua peça de madeira se dá através da revoada dos alados. Essa revoada geralmente acontece no início da noite e são feitas por poucas dezenas de cupins. Eles saem do seu ninho atual e vão em busca de um novo local para se instalarem e formarem uma nova colônia.

Os casais de cupins formados após a revoada se instalam na sua peça através de pequenos orifícios, tais como: furos de prego, rachaduras, etc. Uma vez instalados, começam a se reproduzir e darão início a uma nova colônia de cupins.

Na verdade é muito complicado bloquear completamente nossas casas, pois para isso teríamos que fechar com telas todas as janelas e portas de entrada.  E uma vez instalados dentro de uma peça, a revoada pode acontecer dentro da sua própria casa, criando assim outro ninho em outra peça.

Por isso, a melhor forma de se prevenir é procurando sempre usar madeiras resistentes a estes insetos, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, sucupira, copaíba, orelha de moça.

Uma outra forma de prevenção é tratar peças de madeira com  produtor que vão aumentar a resistência ela ao ataque dos cupins e também fechar os buracos existentes na madeira. Uma boa dica é sempre pintar ou passar verniz na sua peça, ou ainda usar alguma cobertura apropriada.

E fique sempre atento aos sinais de infestação, que normalmente são bem discretos no caso dos cupins de madeira seca. Um dos principais sinais de infestação é a presença de fezes próximo à peça de madeira. Essas fezes são bem pequenas, semelhantes a pequenos grãos.

 

Solicite um orçamento


Tags:

Recomendados para Você: