Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Isolamento acústico em residências

Isolamento acústico em residências
Avalie esse serviço!

O isolamento acústico em residências é uma característica e alternativa muito procurada por quem deseja uma casa silenciosa, principalmente, quem mora em grandes cidades e o barulho é intenso. As residências construídas por empresas especializadas devem seguir as recomendações da NBR 15.575 de ano de 2013, que versam sobre isolamento acústico.

No entanto, nem sempre as condições mínimas cumpridas atendem às reais necessidades do proprietário e as pessoas buscam alternativas para ter o mínimo de barulho possível. Para te ajudar, os nossos engenheiros e arquitetos algumas dicas e truques que cumprem bem o papel de deixar a casa mais silenciosa e agradável.

Como fazer isolamento acústico em residências

Durante a construção da casa, o ideal é que o sistema de isolamento acústico faça parte do projeto com paredes mais grossas ou com mantas de isolamento (veja aqui algumas dicas de isolamento para as paredes). As portas e janelas também devem receber atenção especial e ter uma boa vedação, pois são os locais que mais deixam passar os ruídos.

O isolamento acústico também pode ser aplicado em imóveis já construídos com aplicação de mantas nas paredes e nos pisos. Uma dica para os pisos é a instalação de laminados, pois, além de amenizarem o nível de ruído, possuem um aspecto visual muito bonito. Há ainda a opção de instalar a janela antirruído, que pode substituir a original ou até ser aplicada por cima da primeira janela.

Para as portas é possível substituir as de madeira oca por aquelas feitas de madeira maciça, que são mais caras, mas são bons isolantes acústicos. No caso do teto, você pode instalar a manta acústica feita de madeira ou gesso, embora seja um pouco mais caro e exija um trabalho extra, já que será preciso alterar a estrutura do imóvel.

Isolante térmico como parte da decoração

Para quem não deseja quebrar paredes e pisos ou fazer mudanças mais drásticas, alguns truques e dicas podem ser incorporados à casa, que vão te ajudar a eliminar ruídos. Em geral, a ideia é diminuir o barulho interno e externo com a utilização de objetos que, inclusive, podem funcionar na decoração. Quanto menos objetos, maior a propagação do som.

Vejamos alguns exemplos abaixo:

 

 

 

O isolamento acústico em residências é importante para garantir a privacidade tanto ao morador, quanto aos vizinhos. Afinal, da mesma forma que é chato ouvir tudo o que o vizinho faz na casa ao lado, é constrangedor imaginar que todos os seus passos estão sendo ouvidos.

Como mexer na estrutura da casa para garantir o máximo de silêncio e privacidade é um pouco mais difícil, principalmente para quem mora de aluguel, é interessante adotar as medidas baratas e eficientes que listamos acima. O resultado, com certeza, será satisfatório.

Se precisar de ajudar para um projeto que vai eliminar o excesso de ruídos do seu imóvel, contrate os profissionais qualificados da Master House. Fale com a gente!