Porcelanato: guia completo para sua casa

Porcelanato: guia completo para sua casa

Sem dúvida, o porcelanato é o tipo de revestimento que caiu no gosto de muitas pessoas que estão construindo ou reformando um imóvel. Seu aspecto mais sofisticado, elegante e atraente, além de variedade e qualidade, tornam o porcelanato uma excelente opção na hora de construir ou reformar.

O porcelanato também é muito utilizado para substituir pedras ou madeiras, que possuem um preço bem mais em conta. A alta durabilidade e resistência, porém, fazem com que os porcelanatos sejam instalados até mesmo em áreas externas com intensa variação climática e circulação de pessoas.

Por isso, se você está pensando em adotar o porcelanato para o seu piso, precisa estar atento à variedade existente no mercado. Para ajudar você a fazer uma escolha adequada, os profissionais da Master House especializados em porcelanato prepararam algumas recomendações sobre os diversos modelos disponíveis no mercado.

Diferentes tamanhos e formas

Tipos de porcelanato no mercado

  • Tamanho: é possível encontrar diversos tamanhos de porcelanato. Os mais vendidos são os tradicionais com medidas 60×60. Contudo, existem outras opções como, por exemplo, os de 90×90 ou 25×25, que mais parecem azulejos e muito utilizados em decoração com estilo retrô;
  • Em geral, os porcelanatos menores são indicados para casas com cômodos também pequeno. Pisos com muitos recortes, além de causarem quebra de material, ainda não ficam bem esteticamente;
  • Recorte: além da versão tradicional quadrada, o porcelanato também está à venda em versões retangulares e podem ser utilizados em diferentes ambientes da casa, como em pisos ou paredes, por exemplo;
  • Um recorte de porcelanato muito comum é o retangular que se assemelha à madeira. É possível escolher um piso no estilo rústico com todas as características de um sofisticado porcelanato.

Os tipos de porcelanato

  • Polido: este é o porcelanato mais comum de ser visto por aí. Por ter um brilho mais intenso e maior durabilidade e resistente à água, é o que mais atrai compradores;
  • Acetinado: além de não ter tanto brilho quanto o primeiro, é menos suscetível a riscos, manchas e oferece pouco risco de escorregões. Mas, a desvantagem é a dificuldade de substituição do piso e o alto preço cobrado por este serviço;
  • Esmaltado: é o porcelanato que recebe uma camada de esmalte por cima com algumas características, como lisa, áspera, brilhante ou mate. Ao optar por este tipo de piso, é preciso ficar atento à especificação do PEI, tipologia que identifica a resistência do porcelanato esmaltado. Quanto maior o número do PEI, que varia entre 1 a 5, mais resistente é o material:
  • PEI 1:indicado para aplicação em paredes por não receber muito atrito;
  • PEI 2:com pouca resistência é indicado para áreas com pouca circulação;
  • PEI 3:embora tenham resistência média, podem ser utilizados dentro de casa;
  • PEI 4:por ter uma qualidade maior, sua instalação pode ser feita em locais com maior fluxo de pessoas;
  • PEI 5:com alto nível de resistência, os porcelanatos com esta especificação é o melhor para ser aplicado em locais mais movimentados, inclusive, em áreas externas.

Porcelanato líquido

Decoração com porcelanato

Porcelanato líquido ou epóxi é um piso monolítico, ou seja, único e sem a necessidade de rejuntes, feito à base de resina epóxi em estado líquido. Os mais populares tipos de resina que compõem o porcelanato são o epóxi, sendo autonivelante, aplicada com auxílio de um rodo e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como luvas, óculos, sapatos especiais e vestimentas adequadas.

No mercado, existem diversas marcas do produto. O preço do porcelanato líquido é maior do que o porcelanato comum e pode variar dependendo da situação do local que vai receber o novo revestimento. Outro ponto que vai impactar diretamente no preço final é o valor cobrado pelo profissional na aplicação do produto, que varia entre R$ 120 a R$ 200 o metro quadrado, dependendo do tipo de acabamento que está pensando para cobrir o piso do local.

Solicite um orçamento

O porcelanato é, sem dúvida, um tipo de revestimento que oferece sofisticação e beleza a qualquer ambiente. Além de causar uma sensação de amplitude por conta do seu brilho e tamanho, possui maior durabilidade.

No entanto, por ser um material com preço mais elevado, o custo com instalação também se torna superior em comparação com os outros materiais. Para ajudar a deixar a sua casa ainda mais incrível, a Master House tem os melhores profissionais do mercado para executar o projeto com qualidade, pontualidade e confiança. Pesquise, compare e comprove!

Avalie este conteúdo:
Porcelanato: guia completo para sua casa
Avalie esse serviço!