Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Veja opções para a iluminação e decoração da área externa

Decoração em ambiente externo
Veja opções para a iluminação e decoração da área externa
Avalie esse serviço!

Desfrutar momentos ao ar livre pode ser muito prazeroso. Além de ser uma excelente oportunidade de reunir toda a família, as crianças adoram e até os mais velhos costumam se divertir bastante. Por isso é importante tomar alguns cuidados com a estética e principalmente com a segurança da área externa de sua casa, especialmente durante o período noturno.

Para isso, um bom serviço de eletricista para fazer o trabalho de iluminação é o começo de um ambiente aconchegante, acolhedor e seguro para todos os moradores.

Dentre os aparelhos de iluminação existentes, os mais usados na área externa são: arandelas, postes, refletores, espeto para jardins, tartarugas, tochas e balizadores.
Com os balizadores, por exemplo, é possível realçar outros elementos importantes da sua decoração. Trata-se de luminárias embutidas em pisos ou paredes que servem tanto para realçar o valor estético de sua projeção como também sinalizar a presença de degraus, evitando possíveis acidentes. 
Ainda buscando trazer mais segurança ao ambiente, mini postes que refletem a claridade diretamente no piso podem ser levados em consideração na hora da montagem da sua decoração. Postes brancos ficam muito bem quando colocados sobre pedrisco, ou então sobre pisos claros. Já os pretos são ideais para locais com gramados, sobre pisos escuros ou decks de madeira.
Lanternas de vidro com velas em meio ao ambiente são excelentes para dar um toque de requinte e romantismo ao paisagismo.

 

Lâmpadas

Na hora da escolha da lâmpada, dê preferência aos modelos que se adaptem melhor ao restante do ambiente. As mais utilizadas são a PAR 38 (para vegetação de grande porte) e a PAR 20 (pequeno porte). 
Nos últimos tempos é possível observar que a utilização da iluminação com LED vem se tornando mais comum, apesar de exigir maior investimento inicial. Elas são mais econômicas, duram mais, não esquentam e não queimam as plantas.

 

Proteção IP

Vale a pena investir em produtos com proteção IP (do inglês Ingress Protection Rate) – ou Proteção Contra Infiltração – essa sigla representa os níveis de proteção em seus equipamentos elétricos contra intrusões de objetos sólidos (inclusive mãos, dedos e partes do corpo humano), poeira, contato acidental, e também infiltrações de materiais líquidos. Ele sempre possuirá dois números (Ex: IP20): o primeiro designa proteção contra objetos sólidos; o segundo, proteção contra líquidos. Sendo o primeiro podendo chegar até 6 e o segundo até 8, quanto mais alta sua numeração, maior o grau de proteção.

 

Jardim

Plantas naturais como: raphis, buxinho, areca bambu, arundina, palmeiras, entre outras, são excelentes para embelezar o ambiente e tirar sua sobriedade. Um bom arranjo combinado com um belo vaso acrescenta ao local mais charme e elegância, deixando o ambiente mais informal, descontraído.

 

Dicas para fiação do exterior

Os cabos condutores de uma área externa devem ser preferencialmente do tipo PP, com isolação dupla, a fim de evitar a oxidação provocada pela umidade local.
As caixas onde serão efetuadas as emendas devem ser isoladas com fita isolante e, se possível, conter pacotinhos de sílica gel desumidificadores.
É importante se atentar aos condutores do cabo tipo PP, pois eles devem se compatíveis com a soma das potências em Watts de suas lâmpadas.

 

Veja tabela a seguir:
– Cabo condutor de 1,5 mm² suporta corrente de até 15,5 ampères sem aquecer.
– Cabo condutor de 2,5 mm² suporta corrente de até 21,0 ampères sem aquecer.
– Cabo condutor de 4,0 mm² suporta corrente de até 28,0 ampères sem aquecer.

 

Dica

Caso possua dúvidas de como deixar sua área externa mais segura e organizada é sempre válido procurar a ajuda de um profissional especialista em paisagismo.

 

Solicite já seu orçamento para nossos eletricistas