Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Como utilizar papel de parede na decoração

sala com papel de parede
Como utilizar papel de parede na decoração
Avalie esse serviço!

Sabe aquela moda que veio para ficar e, de quebra, é uma excelente opção para decorar a casa? Se você pensou em papel de parede, acertou! Usá-lo na decoração deixará a sua casa mais aconchegante e renovada. Aliás, por falar em renovação, às vezes uma pequena repaginada em um dos cômodos pode se tornar em uma dor de cabeça.

A casa cheia de gente estranha, sujando e quebrando coisas, é uma situação pavorosa em todos os sentidos. Sem contar o tempo necessário para preparar, lixar e depois pintar cada ambiente. Mas, se você busca por uma alternativa menos estressante e com infinitas possibilidades de decoração pode optar por decorar com papel de parede.

Nossos especialistas preparam algumas dicas que vão te ajudar a escolher o papel de parede ideal para a sua casa. Vem com a gente!

Breve história do papel de parede

chinoiserie

Assim como todas as coisas do mundo possuem uma história, não poderíamos deixar de falar brevemente sobre o surgimento do papel de parede. Ao contrário do que vivem falando por aí, este item da decoração não surgiu na Inglaterra por volta da década de 1960.

Na verdade, o papel de parede surgiu na China por volta de 200 a.C. À época, eram produzidos com papel de arroz e não eram coloridos e tampouco possuíam estampas. As cores foram acrescentadas apenas quando começaram a ser fabricados em pergaminho vegetal. Até o ano de 1.500, eram um pouco sem graça, pois os padrões se limitavam às temáticas chinesas e, por isso, ganharam o nome de “chinoiserie”.

Em 1630, na cidade de Roven, na França, surgiu a primeira fábrica de papel de parede. E, de lá, até os nossos dias, se desenvolveu, ganhou novos materiais e uma infinidade de cores e padrões, que servem para quase todos os ambientes.

Posso colocar papel de parede em qualquer cômodo da casa?

sala de jantar com papel de parede

Se está pensando em decorar algum ambiente da sua casa com papel de parede, é importante destacar que existem algumas condições que inviabilizam o uso em qualquer ambiente. Na verdade, não são proibidas, mas recomendações para que o material não estrague. Vejamos abaixo:

Na maioria das vezes, a umidade é um grande vilão do papel de parede, principalmente, se for aplicado no banheiro ou cozinha. Enquanto no primeiro caso temos o vapor após um banho, no segundo encontramos vapores dos cozimentos e até mesmo a gordura das frituras que podem manchar e descolar o papel. Fique atento.

10 dicas imperdíveis na hora de escolher seu papel de parede

quarto com papel de parede

Antes de iniciar o processo de decoração na sua casa, tenha em mente a dimensão do ambiente em que você quer usar o papel de parede. Além disso, recomendamos algumas tonalidades para cada ambiente.

  1. Para cômodos menores, com pé-direito baixo ou não, recomendamos tonalidades mais claras;
  2. Estampas menores para ambientes com dimensões menores, enquanto que estampas maiores para ambientes mais espaçosos. Evite as cores caso você seja uma daquelas pessoas que logo vai enjoar dos coloridos;
  3. Use as listras verticais se o pé-direito do cômodo é baixo;
  4. Se o problema for o comprimento do quarto, se for estreito, por exemplo, use as listras horizontais;
  5. Faça um bom jogo entre a moda e o seu gosto que você acertará! Contudo, evite exageros e tenha bom-senso.
  6. Calcule bem a quantidade necessária e lembre-se que sempre existirão perdas. É melhor que você compre com sobras, pois talvez não encontre o mesmo padrão se precisar;
  7. As sobras do papel podem der utilizadas para dar uma cara nova àqueles móveis ou objetos que precisam ser repaginados;
  8. Não cole o papel de parede em superfícies irregulares. De preferência, devem estar com pintura látex;
  9. Não cole um papel de parede sobre outro. Você deve retirar totalmente o anterior e reparar alguma superfície que tenha ficado irregular;
  10. Cuidado com o excesso de cola, pois pode manchar o papel;

Nas principais lojas especializadas em papel de parede você verá diversos exemplos de como usá-lo corretamente na decoração e, seguindo as recomendações do fabricante, não há como ter erro na aplicação.

Mas, se ainda estiver com alguma dúvida ou precisar de ajuda, a Master House possui uma equipe de profissionais qualificados para deixar sua casa do jeito que sonhou. Conte com a gente!

Gostou de nossa análise? Então, comente! Até a próxima!!!