Como consertar telhados

Como consertar telhados

As goteiras que aparecem em tempo de chuva são as melhores formas de identificar a necessidade de consertar o telhado. Mesmo feitos com materiais duráveis para suportar as variações climáticas, os telhados podem apresentar algumas falhas que precisam de reparos. Afinal de contas, ninguém merece acordar no meio da noite com vazamentos no teto que atrapalham o sono e danificam objetos.

Precisa fazer alguma manutenção no telhado da sua casa? Separamos algumas dicas que vão te ajudar fazer a manutenção de maneira corretamente com segurança.

Identificando o defeito do telhado

telhado

Você pode identificar a presença de goteiras com mais facilidade durante a chuva ou observando se há incidência de raio solares através do telhado. Mas, se não conseguir detectar as falhas, utilize uma lanterna ou, se possível, suba ao telhado para encontrar o problema.

Em alguns casos, o defeito também pode localizar-se na madeira do telhado, que pode estar envergada ou corroída por cupins, por exemplo. Se isso acontecer, a substituição deve ser feita o mais breve possível para evitar danos maiores à estrutura da residência.

Como consertar telhados

martelo e luvas sobre telhado

Ao identificar a falha, prepare-se para consertar o telhado, caso o reparo seja apenas nas telhas. Vamos às recomendações:

Dicas de segurança

homem com EPI consertando telhado

  • Evite consertar telhados em dias chuvosos, já que as telhas ficam escorregadias e há riscos de acidentes;
  • Aguarde que o clima esteja mais tranquilo e evite dias com ventos fortes;
  • Tome cuidado com a fiação elétrica do local e certifique-se de desligar o registro geral do imóvel, se for o caso;
  • Utilize escadas para chegar até o telhado, mas atente-se para que esteja bem fixada ao chão;
  • Se possível, conte com a ajuda de alguém para lhe entregar o material necessário para o consertar o telhado, o que reduzirá o tempo da manutenção;
  • Sempre que possível utilize equipamentos de proteção como, por exemplo, capacetes específicos para operários de construção.

 Manutenção do telhado

martelo e pregos no chão

  • Alguns vazamentos são provocados por falta de espaço no escoamento da água. Procure verificar com frequência a presença de folhas e outros objetos trazidos pelo vento que possam estar presos às telhas, o que dificulta o escoamento da água da chuva;
  • A durabilidade das telhas e madeiras dependerão da qualidade do material utilizado. Ao projetar a sua casa ou programar a manutenção, além de pesquisar os melhores preços de materiais, procure os mais duráveis. Faça aquela análise de custo-benefício.

Consertar o telhado da casa é, além de um trabalho com resultados estéticos, uma questão de segurança para toda a sua família. Infiltrações e madeiras podres podem causar acidentes graves e, por isso, esteja sempre atento para fazer as reformas necessárias no telhado da sua residência.

Caso escolha consertar o telhado por conta própria não deixe de seguir as dicas de segurança. Contudo, recomendamos a contratação de um profissional qualificado para realizar o serviço.

Gostou das dicas? Deixe suas dúvidas nos comentários. Até o próximo artigo!

Avalie este conteúdo:
Como consertar telhados
Avalie esse serviço!