CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)
Saiba a importância de vistorias em imóveis antes de se mudar - Master House

Vistoria completa em imóveis: confira cada detalhe

Vistoria completa em imóveis: confira cada detalhe

O tão sonhado momento de comprar a casa própria chegou. Embora a emoção seja a protagonista neste novo capítulo, fazer a vistoria do imóvel é importante para não ter surpresas indesejáveis. Conferir cada detalhe no imóvel antes de iniciar a mudança é a chave que pode evitar dores de cabeça.

A vistoria também deve ser levada em consideração no processo de locação do imóvel e requer muita atenção e cuidados especiais para evitar que o comprador, proprietário ou imobiliária tenham problemas na negociação. Vale lembrar que o comprador e o proprietário devem acompanhar a vistoria.

Existe alguma lei que garanta a vistoria do imóvel?

Vistoria deve ser feita com a ajuda de um profissional

Infelizmente, não há uma legislação específica que fala sobre a vistoria nos imóveis na hora de compra e venda. Entretanto, recomendamos que você contrate um profissional especializado, como engenheiro ou arquiteto, que possa garantir a ausência de problemas na estrutura do imóvel. Um laudo, assinado pelo especialista com registro no IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), é o que vai permitir morar no imóvel de forma tranquila.

Quando a vistoria deve ser realizada?

Se possível, a vistoria no imóvel deve ser feita antes de receber as chaves. Faça uma relação de todos os pontos que precisam ser checados. Aliás, antes de criar a relação de tudo que vai ser verificado, fique atento a qualquer dano mesmo que não seja tão aparente. Não deixe nada passar despercebido e não tenha pressa.

Se achar conveniente, faça a vistoria em diversos horários ao longo do dia. Existem alguns detalhes que são facilmente visíveis à luz do dia, enquanto outros são mais perceptíveis à noite, principalmente em relação à interruptores e tomadas.

Quais os itens que devem ser vistoriados?

Vistoria deve ser feita em todos os cantos da casa

Confira alguns passos para realizar a vistoria com segurança:

  • Infraestrutura: procure por rachaduras e infiltrações nas paredes. Fique atento a problemas na instalação elétrica: interruptores, tomadas e pontos de luz. Em relação à instalação hidráulica, verifique se há entupimentos, vazamentos de torneiras ou se estão funcionando normalmente. Dê descargas nos vasos sanitários e observe se a água escoa normalmente.
  • Portas, janelas e móveis: verifique se estão abrindo e fechando sem dificuldades e se possuem danos no material utilizado.
  • Pisos e revestimentos: procure por faltas de lajota ou azulejos, se há rachadura e possíveis inchaços, o que pode ser um indicativo de que o revestimento pode se soltar ou quebrar.
  • Teto: procure por rachaduras, falta de telhas ou até mesmo madeira apodrecida. Luminárias e lustres também deve passar por um checklist.

Se encontrar algum problema na estrutura do imóvel que exija manutenção, reforma ou pequeno reparo, a Master House possui os melhores do mercado que vão te surpreender no resultado. Faça um orçamento e conte com a gente!

Avalie este conteúdo:
Vistoria completa em imóveis: confira cada detalhe
5 (100%) 4 votes