Diferença entre coifa, exaustor e depurador - Master House

Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Qual a diferença entre exaustor, coifa e depurador de ar?

Coifa, Exaustor e Depurador

Qual a diferença entre exaustor, coifa e depurador de ar?

Avalie esse serviço!

Uma boa circulação de ar na cozinha é imprescindível para que a fumaça e os cheiros produzidos pelos alimentos – sobretudo grelhados e frituras – não se espalhem pela casa toda. Para isso, saber escolher o produto que assumirá a tarefa de “limpar” o ar desse ambiente é fundamental. Nesse momento, uma pergunta se torna inevitável: exaustor, coifa ou depurador de ar?

O exaustor possui um escopo de atuação mais restrito. Na prática, isso significa que sua função principal é expulsar o ar de dentro do ambiente onde se encontra. Ou seja, ele tira o ar quente da cozinha e o substitui pelo ar frio de fora da casa.

Exaustor de Cozinha

Exaustor

A coifa – disponível nas versões de parede ou em ilha – pode ou não trocar o ar do espaço. Um dos modelos conta com um sistema de tubulação que faz essa troca por meio da sucção do ar – e funciona, portanto, como um exaustor. O outro modelo, por sua vez, não realiza a troca, mas suga o ar quente, filtra-o e o devolve purificado ao ambiente. Atua na função depurador. A diferença básica entre um depurador e uma coifa que assume essa função, é que o primeiro não possui a chaminé e, por esse motivo, tende a ser mais indicado para cozinhas com espaço reduzido.

Coifa para Cozinha

Coifa

E a gordura, como fica? Simples: exaustores não contam com sistemas para retirar a gordura do ambiente. Coifas e depuradores, sim. Na parte de dentro, a coifa possui um sistema de filtros de alumínio que serve para condensar a gordura que evapora do ar. Esse mecanismo conta com calhas que reservam essa gordura condensada.

Depurador de ar para cozinha

Depurador de Ar

Atenção à potência deste objeto. Sempre consulte um eletricista para verificar se a fiação de sua casa ou apartamento suporta a instalação destes objetos. Se por um lado se adapta melhor a ambientes pequenos, o depurador – justamente por ser o mais portátil de todos eles – possui uma potência menor. Seu mecanismo, todavia, se assemelha ao da coifa: ele suga o ar e o faz passar por um filtro.

Solicite já seu orçamento de instalação de coifas ou depuradores

VEJA TAMBÉM

Assine nossa newsletter