Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Fechadura ideal para garantir segurança

Como escolher fechadura ideal
Fechadura ideal para garantir segurança
Avalie esse serviço!

Apesar de se destacarem pelo design, as fechaduras também garantem segurança ao ambiente. Algumas se destacam pelo design e durabilidade. As mais comuns são feitas de zamac (liga de zinco, alumínio, magnésio e cobre), mas também são encontradas em materiais como, latão, alumínio e aço inox. São divididas em áreas internas e externas com diversos modelos.

É necessário conhecer qual sua necessidade, grau de segurança, fluxo de movimentação dentre outros detalhes para encontrar a fechadura ideal.

Tipos de fechadura

São encontradas em diversos modelos e tipos, sendo eles: fechaduras com cilindro, embutir tipo gorges, embutir de correr, embutir de sobrepor e eletrônicas.

As fechaduras de embutir com cilindro possuem um mecanismo de abrir e fechar. Oferecem mais segurança por conta dos cilindros. Mais utilizadas em áreas externas, pois as chaves são removíveis.

fechadura-de-embutir

Na fechadura de embutir gorges, a lingueta (fecho) aciona as partes integrantes da fechadura para abrir.

fechadura-de-embutir-gorges

A fechadura de correr tem a lingueta em forma de gancho, também conhecida como bico de papagaio. É indicada para áreas internas onde a segurança não necessita ser tão rigorosa.

Fechadura-de-correr

Já a fechadura de sobrepor é instalada em portões.

fechadura-de-correr

As fechaduras eletrônicas são bastante utilizadas. Funciona por meio de senha, cartão magnético, chip e até biometria. A vantagem é que são mais resistentes e seguras.

fechadura-digital

Escolhendo pelo tipo de uso

Na hora de escolher sempre se atentar às informações da embalagem. Principalmente as informações de frequência de uso, grau de corrosão e grau de segurança.

A frequência de uso pode ser denominada como “leve”, “médio ou moderado” e “pesado ou intenso”.  As fechaduras de tráfego leve são mais acessíveis e mais finas. São ideais para residências e portas internas.  As fechaduras moderadas atendem maior demanda de ciclos, funcionando bem em residências e escritórios. Para tráfego intenso, são utilizados materiais mais resistentes como, por exemplo, em espaços públicos, hospitais e centros de compras.

O grau de corrosão é definido entre 1 a 4, sendo 4 os materiais com alta resistência. A resistência refere-se a condições de umidade e tempo. Se o objetivo é instalar fechaduras em casas de praia ou indústrias, o indicado é que seja utilizado fechaduras de grau de resistência 4.

As fechaduras com maior grau de segurança são compostas por materiais com grande qualidade e ótimo número de cilindros, sendo mais difícil o arrombamento. O grau de segurança é dividido de mínimo até máximo. O grau mínimo pode ser usado em fechaduras para ambiente interno. Do mínimo para cima, pode ser usado principalmente em áreas externas.

Fechadura por ambiente

A porta principal é a mais exposta, é importante mais atenção a sua segurança. A instalação de uma fechadura de embutir é a ideal e mais usada. Escolha um grau de segurança muito alto. É interessante também utilizar acessórios complementares como, fechaduras auxiliares, trincos de segurança e olho mágico.

No portão de entrada e garagem podem ser usadas fechaduras de sobrepor. Por ser o principal acesso para a residência, é indicado também usar outros itens complementares, como cadeados.

Para as portas internas, a segurança não precisa ser tão alta. Neste caso, o design das fechaduras pode ser um aliado na decoração.

Tendências

Devido ao design das fechaduras não ser trocado frequentemente, as linhas de produtos geralmente duram mais tempo. Por isso, não há tanta preocupação com tendências. Uma boa recomendação é optar por acessórios sem ornamentos ou muito detalhes.

Tamanho da máquina

A parte interna das fechaduras, chamadas de máquina ou miolo, possui medidas diferentes, que são diferentes de acordo com a distância da broca, como, a distância do centro do buraco da chave até a chapa da testa da fechadura (face lateral da porta).

No Brasil, temos 3 medidas diferentes: 40mm, 45mm e 55mm.

Outra medida que varia em cada marca é a do centro do buraco da maçaneta até o centro do buraco da chave.

Para repor a fechadura de sua casa, é sempre necessário verificar esta medida para comprar uma nova no tamanho correto.

 

Solicite já seu orçamento para instalação de fechadura


Tags:

Recomendados para Você: