Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Escolha a caixa d’água ideal

Escolher caixa d'água ideal
Escolha a caixa d’água ideal
Avalie esse serviço!

Saiba quais aspectos considerar antes da compra do produto

Indispensáveis para armazenar a água e abastecer o imóvel em dias em que o fornecimento for interrompido, as caixas d’água possuem características que devem ser cuidadosamente analisadas antes da compra.

Para começar, os produtos são vendidos em diferentes tipos de materiais e você precisa conhecer um pouco sobre cada um deles. O mais tradicional é o de polietileno, cujos principais benefícios são a leveza da peça e a facilidade de manuseio e de instalação.

Existe também a caixa d’água de fibra de vidro, produto leve e de fácil limpeza, porém sem tanta resistência contra impactos e perfurações. Outro tipo muito comum é o de aço inox, que apresenta alta durabilidade e é um dos modelos mais resistentes a corrosões, garantindo a qualidade de água e a deixando mais fresca, mesmo no verão.

Fique atento à capacidade da caixa d’água

Para dimensionar o tamanho da caixa d’água ideal para sua casa é preciso, primeiramente, saber que o consumo médio diário é de 150 litros por pessoa. Existem diversos tamanhos de caixa d’água para atender as diferentes necessidades dos consumidores.

As caixas d’água de 500L, por exemplo, são recomendadas para abastecer uma casa com até duas pessoas. Já as de 750L a 1500L são indicadas para famílias com até cinco integrantes. Opte pela caixa de 1750L a 5000L caso morem de 10 a 15 pessoas no imóvel. Os modelos que comportamacima de 5000L devem ser instalados em locais onde vivem mais de 20 indivíduos.

Caso o fornecimento público de água seja interrompido, essas proporções suprem a necessidade por até dois dias. Saiba, no entanto, que essas medidas podem variar de acordo com o local onde você mora e com consumo. Se em sua região é comum faltar água, considere adquirir um produto com maior capacidade.

 

Instalação correta

Quer saber como instalar uma caixa d’água? A instalação deve ser feita em um local de fácil acesso, ventilado e sempre em uma superfície plana. Para evitar qualquer dano, deve-se construir um apoio nivelado de concreto um pouco maior que a caixa. Não é recomendada a colocação da caixa diretamente no solo porque a presença de desníveis e de detritos pode comprometer a integridade do produto.

O perfeito funcionamento depende também da compra de alguns acessórios, como a torneira bóia, que auxilia no controle de entrada de água. Não se esqueça do filtro para caixa d’água, que purifica o líquido na entrada do reservatório e reduz a necessidade de manutenções frequentes, justamente por mantém o reservatório limpo.

Como limpar uma caixa d’água?

– Primeiramente, saiba que é preciso realizar a limpeza da caixa d’água a cada seis meses;

– Você vai precisar de balde, pá, panos limpos, escova ou esponja e água sanitária;- Feche o registro, esvazie a caixa e depois tampe a saída de água;

– Comece a limpeza da caixa esfregando o fundo e as laterais usando água sanitária;

– Depois de limpa, seque-a com os panos, encha a caixa d’água e despeje um litro da água sanitária. Espere por duas horas e a esvazie sem consumir a água;

– Volte ao uso normal.

 

Solicite já seu serviço de limpeza de caixa d’água