Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Dicas para organizar o quarto e brinquedos dos filhos

Dicas para organização do quarto dos filhos

Dicas para organizar o quarto e brinquedos dos filhos

Avalie esse serviço!

TUDO EM SEU LUGAR

Não é nada fácil andar pela casa catando os brinquedos da garotada. Mas, convenhamos, uma casa com criança e sem bagunça não é um cenário muito comum. Que bom que é possível deixar as coisas dos pequenos mais ajeitadas sem complicação.

Para isso você pode usar, por exemplo, itens fáceis de encontrar, como caixas organizadoras. E por que não comprá-las estampadas com imagens de personagens de que eles gostam? Isso pode, inclusive, incentivar seu filho a ajudar na arrumação.

Organização do quarto das crianças

É preciso orientar as crianças, desde cedo, sobre a importância e a necessidade de guardar tudo em seu devido lugar. Procure organizar os objetos do seu filhote de maneira prática, assim ele mesmo poderá colocá-los no lugar depois de brincar, sem estresse para ninguém. “Quem é mãe sabe que as crianças enjoam facilmente dos brinquedos.

Portanto, uma boa dica é mudar com frequência a disposição dos itens, deixando alguns disponíveis e outros guardados. Depois de um tempo, reapresente-os aos pequenos, que os tratarão como novidade”, ensina Graziella Aguiar, arquiteta e consultora da Master House Manutenções & Reformas, de São Paulo.

Quando a realidade arquitetônica do quartinho dos pequenos permitir, é muito bom setorizar o ambiente. Segundo Fabiana Visacro, psicóloga e designer de interiores, de São Paulo, o ideal é criar, por exemplo, áreas distintas para descanso, para brincadeira e para estudo. “Essa atitude auxilia os pais na arrumação do espaço e faz com que − mentalmente − a criança já perceba um sentido de organização”, orienta ela.

Outra boa dica vem de Luciana Pinto Oliveira, pedagoga da Lu Personal Organizer, empresa de São Paulo: “Os pais devem organizar e planejar o quarto dos pequenos pensando que eles irão crescer rapidamente e que suas necessidades mudarão.

Então, procure utilizar móveis funcionais, que permitam mudanças conforme a idade do seu filho”. Confira a seguir alguns truques que os especialistas disponibilizaram para CLAUDIA FILHOS e gaste menos tempo arrumando e mais tempo brincando com seu filhote!

BRINQUEDOS ARRUMADOS

Explique à criança que ela deve guardar os brinquedos depois de usar. Além disso, procure ter por perto caixas ou baús, se possível divididos por cores. Isso vai facilitar na hora de os pequenos colocarem tudo no lugar ou até mesmo quando forem procurar algo. Deixe apenas os favoritos à mostra, de preferência em prateleiras ou gavetas, para evitar bagunça.

Adote a regrinha básica: “De baixo para cima” − ou seja, coloque nos locais próximos à altura da criança os brinquedos mais utilizados e que são permitidos para brincar em qualquer momento. Já nos espaços mais altos, deixe os chamados “itens especiais”, que não devem ser usados sem a supervisão de um adulto, como tintas, tesoura e cola.

As peças e os brinquedos menores devem ser armazenados em caixas plásticas. Deixe-as em locais de fácil acesso, de modo que seja possível visualizar o que há dentro sem ter de abrir quando for pegar algo. Ah, etiquetar as caixas também ajuda na organização.

Organizar quarto dos filhos

HORA DA TV!

A garotada adora assistir a filmes e desenhos. Mas nada de deixar DVDs espalhados pela casa! Eles devem ficar organizados na sala ou no quarto da criança, em prateleiras ou gavetas próprias para isso, e separados dos filmes dos pais. Outra dica importante é orientar as crianças a sempre desligar o aparelho de DVD e guardar os discos nas respectivas caixas e gavetas. Isso evita perdas e danos.

MINIBIBLIOTECA

Evite empilhar os livros de qualquer jeito. Em vez disso, que tal separar as obras infantis por tema? Dessa maneira vai ficar bem mais fácil localizá-las. Estantes baixas e acessíveis também fazem parte de um ambiente que estimula o prazer pela leitura, além de facilitar a organização. “Os livros devem sempre estar à vista e na altura do seu filho. Assim, em todos os momentos em que ele estiver nesse ambiente (estudando ou brincando), os livros serão bem-vindos e estarão em evidência”, orienta Fabiana Visacro.

ESPAÇO PARA BRINCAR

Assim como você deve ensinar seu filho que para tudo tem hora, ele também precisa compreender a importância de ter um lugar específico para brincar. Reserve um local na sala, no quintal ou em qualquer outro espaço que seja adequado. Deixe o ambiente aconchegante e capriche na decoração. Ali, jogos e brinquedos ficam à disposição.

COISAS DA ESCOLA

Na hora de comprar o material, leve o pequeno junto e peça sua opinião. Isso o fará se sentir responsável. Procure guardar as folhas soltas, como as de atividades que as professoras mandam para fazer em casa, em uma pasta. Esse ato simplifica a organização da mochila e mantém as lições sem amassados.

Ofereça também um lindo estojo, desses com compartimentos para guardar lápis, canetas, borracha e apontador. Etiquete o material e diga para a criança que, depois de usar, cada item volta para o seu lugar. Ensine que nada deve ficar jogado dentro da bolsa.

Quanto aos itens mais pesados, como os livros, coloque-os sempre na posição vertical dentro da mochila, e o mais próximo possível da coluna da criança. Para poupar as costas e equilibrar o peso, o pequeno deve usar as duas alças ou adotar um modelo de rodinhas.

Dicas para organizar o quarto dos filhos

VAMOS ESTUDAR

Prepare um espaço que permita à criança realizar as atividades com tranquilidade e concentração. A escrivaninha deve estar sempre organizada.

Para facilitar esse processo, os porta-objetos podem ser divertidos, como um porta-lápis feito com uma caneca superdescolada, com as cores ou desenhos de que seu filho mais gosta.

Deixe a bancada livre para as lições escolares e o apoio dos livros. Gavetas ajudam a organizar papéis que não estiverem sendo usados.

Nichos quadrados, retangulares ou redondos podem ficar sobre a escrivaninha, na parede, para guardar livros e outros materiais. Tire proveito também das caixas organizadoras. Atualmente, você já as encontra com a estampa do desenho animado ou do super- -herói preferido da criança.

A estante é um móvel que ajuda na organização. Mas, como ocupa muito espaço, pode ser substituída por prateleiras.

 

Solicite já seu orçamento à Master House



Recomendados para Você: