Como limpar piscina verde

Como limpar piscina verde

Grande parte das pessoas acham que limpar a piscina é um trabalho simples e que se resume à limpeza da superfície com a peneira para remover insetos e folhas. Mas acabam esquecendo que todo o restante do trabalho de limpeza é fundamental para manter a piscina limpa e com água clara.

A limpeza da piscina é composta por várias etapas que exigem do profissional responsável muita experiência.

Separamos 8 passos de como limpar uma piscina verde:

1º Passo

Para a limpeza da piscina, é fundamental realizar a limpeza física de toda a sujeira grosseira que se encontra em seu interior, como algas, folhas em decomposição e outros materiais orgânicos e inorgânicos. É totalmente inadequado aplicarmos cloro antes realizarmos o tratamento físico, pois, fora o desperdício do produto, forma-se substâncias tóxicas na água devido a sua reação com o material orgânico.

É indicado retirar ao máximo folhas e outros materiais com auxílio de peneira. Essa é uma das tarefas mais importantes e que evitam o entupimento do aspirador e da bomba quando iniciar o processo de aspiração.

2º Passo

Agora, devemos escovar toda a superfície da piscina, com o a escova conectada a haste metálica, para soltar as algas que estão aderidas. Essa é igualmente à peneiração, uma tarefa importantíssima. Se desejamos que a piscina fique limpa rapidamente, devemos escova-la com muito cuidado para não esquecermos de nenhuma parte.

3º Passo

Correção da alcalinidade da piscina para faixa entre 80 e 120 PPM e pH para a faixa entre 7,2 e 7,8.

Primeiro vamos analisar a alcalinidade da piscina com o auxílio do kit colorimétrico ou da fita teste. Se seu resultado der menos de 80 PPM, devemos utilizar o Elevador de Alcalinidade, também conhecido como pH Estável, na quantidade indicada no rótulo do produto, para eleva-la.

Após a aplicação do Elevador de Alcalinidade, devemos aguardar no mínimo 6 horas para que a alcalinidade se estabilize. Aí sim, devemos medir o pH para corrigi-lo. Para elevar o pH utiliza-se o Elevador de pH, também conhecido como pH Mais ou Barrilha, e para reduzir devemos utilizar o produto chamado Redutor de pH e Alcalinidade.

4º Passo

Hora de decantar toda a sujeira. Para isso, devemos utilizar algum clarificante de boa procedência, usando a diluição indicada no rótulo. Mexa durante cerca de 3 minutos toda a água da piscina com o maior vigor possível (utilize a haste metálica para isso). Isso ajudará as moléculas de policloreto de alumínio, contidas no produto, encontrarem alguma partícula de sujeira e iniciarem o processo de clarificação da água por meio da floculação (formação de flocos). O processo de decantação ocorre por umas 12 horas (uma noite) com o motor desligado.

5º Passo

No dia seguinte, se tudo ocorreu corretamente, a piscina estará com sua água quase transparente e com bastante sujeira acumulada no fundo. É chegada a hora da aspiração!

Já que esse é um caso emergencial, iremos aspirar a piscina drenando, ou seja, jogando a água aspirada para o esgoto. Para isso devemos deixar apenas o registro de aspiração e o de esgoto aberto. Os registros de retorno, skimmer e ralo de fundo devem permanecer fechados.

Agora basta ligarmos a bomba e aspirarmos cuidadosamente todo o fundo da piscina com o filtro na posição drenar.

6º Passo

Bom, terminada a aspiração, a maior parte da sujeira foi removida. Agora sim é a hora de clorarmos a piscina e assim sanitizarmos a água, ou seja, eliminarmos os organismos nocivos a nossa saúde. Colocaremos uma dosagem de choque de aproximadamente 10 g/mᶟ de cloro espalhados por toda a superfície da piscina.

7º Passo

Devemos limpar toda a linha de borda na altura da superfície de água com o auxílio de uma esponja de lavar louça e um detergente especial para piscinas chamado de Limpa-Bordas.

8º Passo

Antes de liberarmos o uso da piscina, devemos medir novamente a alcalinidade e corrigi-la se necessário. Da mesma forma, devemos medir o pH e corrigi-lo caso seja necessário.

Por último, deixamos o motor ligado com os registros de aspiração, skimmer, ralo de fundo e retorno abertos e o registro de esgoto fechado. Pronto, agora a piscina poderá ser liberada para uso assim que o cloro, ao analisarmos com kit colorimétrico, marcar entre 0,5 e 5 PPM. Isso provavelmente ocorrerá no dia seguinte.

 

Solicite já o serviço para limpeza de piscina à Master House mais próxima

Avalie este conteúdo:

Recomendados para Você: