Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Como limpar a caixa d’agua

Limpeza de caixa d'água

Como limpar a caixa d’agua

Avalie esse serviço!

A caixa d’água é como uma poupança. Uma reserva para qualquer eventualidade que possa ocorrer e que venha a afetar o abastecimento de água. O que acontece com os imóveis que possuem o reservatório é que nestas ocasiões eles não sentem os efeitos do desabastecimento.

É muito simples dimensionar o reservatório ideal para o seu imóvel. Por exemplo: uma residência de consumo normal gasta em média 150 litros de água por dia. Se a família tem cinco pessoas, então basta multiplicar 150 por 5 que você verá que o consumo médio por morador é de 750 litros de água por dia. Assim, é interessante instalar uma caixa d’água com capacidade para 1.000 litros, pois desta forma ainda restará uma margem de reserva.

Após instalar a caixa d’água é fundamental ter alguns cuidados, como mantê-la sempre limpa e fechada, pois esta atitude também ajuda a combater certas pragas que podem afetar a saúde, como ratos e insetos, bem como que esta água se torne um criadouro para o mosquito da dengue.

A Master House separou o passo-a-passo de como realizar a limpeza de sua caixa d’água de forma rápida, segura e eficaz:

  1. Desligue a energia elétrica do aquecedor de água e da bomba de abastecimento. Feche a válvula principal de água para a casa.
  2. Abra todas as torneiras de água quente e fria da casa. Isto inclui todas as descargas, chuveiros, pias e também torneiras do quintal. Não deixe torneiras fechadas, pois isso pode deixar ar na tubulação quando o sistema for religado.
  3. Prenda a mangueira na saída da caixa d’água e outra mangueira na saída do pressurizador. Estique as mangueiras para os esgotos mais próximos. Não deixe as mangueiras em desnível. A água tem que ser drenada para o esgoto. Deixe que o sistema esvazie completamente. Isso será percebido quando a água parar de escoar da mangueira ou da torneira.
  4. Ligue a energia apenas para a bomba de água. Abra a válvula de água principal, se seu sistema estiver ligado à rede pública. Deixe a água para escoar pelas mangueiras por aproximadamente 10 minutos. Se estiver limpando com o tratamento de cloro, continue a escoar a água até que o cheiro de cloro se dissipe.
  5. Feche todas as torneiras. Abra todas as torneiras apenas um pouco. Isto permitirá que a água escape lentamente por todas as aberturas. Feche a saída na caixa d’água e, em seguida, no pressurizador.
  6. Deixe a água escoar pelo encanamento até que todo o ar tenha sido eliminado. Feche um conjunto de torneiras de cada vez. Comece com as torneiras dos locais mais baixo. Vá fechando e subindo até que a saída de água mais alta da casa tenha terminado de expelir todo o ar mantendo um fluxo constante de água.
  7. Teste todas as torneiras após todas estarem fechadas. Comece pelas torneira dos locais mais baixo. Abra totalmente cada pia, a torneira quente e fria. Deixe escoar durante dois minutos. Feche a torneira. Siga para torneira. Se sair ar do sistema recomece o processo começando no passo 5.
  8. Ligue a energia do aquecedor de água só depois de todo o ar ser retirado do sistema. Enrole as mangueiras e retire-as da caixa d’água.

 

Solicite já seu serviço de limpeza de caixa d’água



Recomendados para Você: