Como ampliar espaço em salas pequenas - Master House

Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

Ampliar espaço em sala pequena

Decorar Sala Pequena

Ampliar espaço em sala pequena

5 (100%) 1 vote

Nada mais agradável do que uma sala de estar aconchegante para aproveitar momentos de lazer ou receber seus convidados. Mesmo em ambientes pequenos, é possível decorar e aproveitar o espaço ao máximo com alguns truques. Confira algumas dicas de como ampliar e otimizar o espaço de uma sala de estar pequena.

Cor das paredes: Para trazer a sensação de clareza e amplitude na sala de estar, é ideal utilizar cores claras nas paredes, de preferência branco. Caso queira inserir cor no ambiente ou um papel de parede, restrinja a aplicação em somente uma parede. Caso contrário, o ambiente ficará com a impressão de ser menor e pesado.

Parede-Branca

Pisos: Para ajudar a ampliar o espaço da sua sala de estar, opte por tons claros ou naturais. Prefira um piso que traga conforto térmico, como madeira ou piso vinílico. Pisos frios são ótimos em locais de circulação constante e com necessidade de baixa manutenção, como casas de praia.

 Miso-Madeira-Claro

Iluminação: A iluminação é elemento primordial em uma boa ambientação, portanto, é adequado compor ambientes pequenos com luzes claras como fonte principal de iluminação. Já para pontos de iluminação indireta, vale investir em luz amarela e difusa – seja em sancas com luzes dicróicas ou em abajures  – para fornecer uma iluminação mais aconchegante.

Sanca-quarto

Cortinas: Cortinas são sempre bem vindas em uma sala de estar, porém, se não forem utilizadas corretamente, também podem ajudar e carregar e diminuir a amplitude do ambiente. Sendo assim, evite colocar cortinas em tecidos pesados, o ideal é utilizar cortinas lisas, sem muitos detalhes ou cores.

Cortina-Lisa

Sofá: É importante planejar a circulação do ambiente, a distância da TV e o espaço disponível antes de comprar o sofá para sua sala de estar. Dê preferência aos sofás de tecidos neutros, como bege ou cinza, que não impactam muito na composição visual.

Sofa-Claro

Móveis: Para compor o mobiliário da sala de estar, pense na praticidade e conforto. Após a definição do sofá, priorize materiais leves, como alumínio, inox ou madeira clara e evite inserir móveis de madeira muito escura ou cores pesadas.

moveis-claro

Maria Passaretti é arquiteta consultora da Master House Manutenções e Reformas acredita que o espaço reduzido acaba exigindo que os móveis da sala sejam feitos em lojas de planejados. “Evite criar muitos nichos e prateleiras pequenas. Armários com portas podem auxiliar a ampliar a sala”, explica. A arquiteta recomenda ainda que se verifique a importância dos móveis e objetos antes do momento da compra.

“Em espaços pequenos, é necessário pensar em móveis e objetos que a gente realmente precisa. Coisas que não são utilizadas no dia a dia devem ser eliminadas”, aconselha.

O que evitar:

 

Solicite já seu orçamento Master House

VEJA TAMBÉM

Assine nossa newsletter