7 exemplos de construções sustentáveis - Master House Manutenção e Reformas

Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

7 exemplos de construções sustentáveis

Prédios rementendo a construções sustentáveis

7 exemplos de construções sustentáveis

5 (100%) 1 vote

Atualmente, a grande maioria dos projetos arquitetônicos e urbanísticos têm primado pelo cuidado com o meio ambiente, através de construções sustentáveis, baseadas no desenvolvimento sustentável.

Buscando amenizar os impactos à natureza, as construções sustentáveis têm por objetivo reduzir o uso de resíduos sólidos que possam vir a ser descartados na natureza, além de promover o uso consciente de água e energia.

Nos primeiros anos do século XX, com a explosão populacional e a falta de habitações, houve um total desrespeito aos impactos ambientais causados pelos diversos projetos habitacionais.

Somente na segunda metade do século XX a pauta ambiental passou a ser motivo de discussões e resoluções de órgãos internacionais.

 

O que caracteriza as construções sustentáveis?

Em princípio, e de forma genérica, a principal característica das construções sustentáveis é a preocupação com o meio ambiente, incluindo aí, as comunidades que vivem no entorno dessas construções, e os materiais e técnicas de construção utilizados.

São ações importantes para as construções sustentáveis:

Lógico que outras ações podem ser muito importantes, se não fundamentais para o desenvolvimento sustentável das construções, como a escolha dos materiais de construção.

 

Materiais que devem ser usados em construções sustentáveis

Icone-Casa-Sustentavel

O Ministério do Meio ambiente indica como boas práticas de construções sustentáveis, com total respeito ao meio ambiente, uma série de atitudes em relação a escolha dos materiais e técnicas a serem utilizados. São elas:

 

7 exemplos de construções sustentáveis

Construcao-Coca-Cola-Parana

Fábrica da Coca-Cola, no Paraná

 

Para quem possa imaginar que estamos muito distantes dos países mais adiantados do mundo em relação às tecnologias de construções sustentáveis, saiba que somos o 4° país com o maior número de prédios verdes. Os únicos países que estão à nossa frente são os Estados Unidos, a China e os Emirados Árabes. Veja agora a lista de 7 exemplos de construções que respeitam o meio ambiente:

Crystal-Island-Moscou-Construcoes-Sustentaveis

Crystal Islando, Moscou: exemplo de construção sustentável

Projetos de construções sustentáveis já são realidade em todos os lugares do mundo. É um caminho sem volta e muito bem-vindo!

Além de todas as características de preservação do meio ambiente e do aproveitamento de fontes renováveis de energia e água, as construções sustentáveis podem ser, além de práticas, belíssimas. É importante salientar, também, que muitas vezes elas conseguem economizar mais de 50% dos gastos com materiais sendo, inclusive, economicamente interessantes.

Além do acima exposto, é necessário contratar uma empresa de confiança, com padrões de qualidade e política de desperdício de materiais, para que você economize em sua construção ou reforma.

VEJA TAMBÉM

Assine nossa newsletter