Como podemos lhe ajudar?  Pedreiro, Eletricista, Encanador, Pintor, Gesseiro, Marido de Aluguel e Manutenção Predial

Master House Manutenção e Reformas

5 cursos técnicos que todo bom encanador tem no currículo

cursos para encanadores
5 cursos técnicos que todo bom encanador tem no currículo
Avalie esse serviço!

Todo bom encanador sabe que precisa trabalhar com várias etapas e processos para que o resultado final do seu trabalho seja satisfatório. Para que tudo saia exatamente como o planejado, é preciso ser um profissional de hidráulica competente e que saiba exatamente o que está fazendo. Além de saber como fazer, é preciso identificar o que precisa ser feito, pois tudo o que envolve tubulação é responsabilidade do encanador e este precisa trabalhar com cautela para as diferentes situações que precisará resolver.

Como todo profissional que precisa trabalhar com diversos clientes durante o dia, o encanador sabe que criar um bom network é algo muito útil em sua área. Os próprios clientes, ao receberem um trabalho bem executado, serão o seu marketing de boca a boca.

Mas, um bom encanador precisa sempre se especializar e melhorar sua forma de trabalho e, por isso, existem alguns cursos que não podem ficar de fora do seu currículo. A equipe de Recursos Humanos da Master House separou algumas dicas que vão ajudar os profissionais a encontrarem o caminho do sucesso.

Cursos para todo bom encanador

encanador consertando sifão

Para se consagrar nessa área de trabalho, é preciso realmente ter determinação e estudar para continuar progredindo na carreira e nas suas especializações. Tenha em mente que quanto mais qualificado um profissional é, maior é sua credibilidade no mercado de trabalho. Pensando nisso e na melhoria da qualidade do seu serviço, pode ingressar nos cursos citados abaixo.

1. Cursos para iniciantes (hidráulica residencial)

 

Se você deseja iniciar na carreira de encanador, é necessário começar sua qualificação profissional com cursos técnicos que o deixe preparado para atuar no mercado de diversas formas, de maneira ampla, podendo atuar em empresas de vários setores, por exemplo. O curso realizado deve envolver conhecimentos amplos como:

• Instalação de Linha Roscável

• Instalação e Reparo de Torneiras

• Instalação de Pias e Lavatórios

• Instalações de Válvulas de Pé de Crivo

• Como fazer dobras em tubos de PVC.

Os cursos técnicos têm um tempo variável de 6 meses à cerca de 1 ano e meio. Portanto, vai depender muito de qual a instituição que realizará a matrícula, já que algumas oferecem até o curso online com duração média de 160 horas.

2. Instalador Hidráulico

 

Mais direcionado a edificações, o curso de qualificação profissional para instalador hidráulico tem o objetivo desenvolver competências relativas à manutenção e execução das instalações hidro sanitárias. Com aplicação tanto online quanto presencial, o curso pode ter duração média de 160 horas e deverá oferecer o conhecimento para a realização:

• Projeto de instalações

• Hidro sanitárias

• Planejamento

• Orçamento

• Segurança do trabalho

3. Soldador elétrico

 

O curso de soldador tem em média 260 horas, dependendo da instituição, e é voltado para aprimorar suas qualificações e para um melhor desenvolvimento no trabalho. O conteúdo programático oferecido pelo SENAI é o seguinte:

• Soldagem – eletrodo revestido

• Soldagem e cortes oxiacetilênica

• Soldagem Mig/Mag

• Soldagem Tig

• Tecnologia de soldagem

4. Bombeiro hidráulico

 

Este curso é oferecido por algumas instituições de maneira gratuita, dependendo da época ou da procura. É possível também encontrá-lo online em diversas plataformas e sites das instituições.

5. Encanador de obras

 

Apesar de abranger questões técnicas sobre o que encanador realiza no cotidiano, este curso ensina a fazer trabalhos em maiores proporções, pois está direcionado apenas à grandes obras. Está mais relacionado à área da construção civil. 

Mercado de trabalho

encanador-residencial-e-predial

O mercado de trabalho, apesar de ser extenso, exige do profissional especializações para que saiba fazer o trabalho completo. Portanto, para o encanador, é preciso força de vontade para atribuir em seu currículo as devidas qualificações. No Brasil, um profissional desta área tem a média salarial de R$ 1.544,19 e as áreas com maior nível de contratação são a construção civil e empresas relacionadas à área de saúde. Importante frisar que essa média salarial pode variar bastante dependendo do nível de escolaridade e especializações que o encanador terá.

Meios de trabalhar (com empresa ou autônomo)

encanador-eficiente

Existem diversas vantagens nas duas opções de trabalho para o encanador. Para o trabalhador que desejar exercer a profissão autônoma, poderá realizar seus trabalhos de maneira legalizada e pagando poucos impostos. Inclusive, podendo contratar um ajudante sem que acarrete mais impostos, já que quando o profissional legaliza sua situação e oficializa seu trabalho individual, tem os mesmos direitos trabalhistas, como auxilio doença e maternidade.

Para o profissional que preferir trabalhar com um vínculo empregatício em conformidade com a CLT, terá mais benefícios, pois, dependendo da organização, haverá qualidade de vida maior, mas a média salarial pode ser a mesma que um trabalhador individual.

A maioria das oportunidades de emprego no setor estão disponíveis em portais segmentados e basta navegar para encontrar uma das vagas abertas em qualquer região do Brasil. Para concorrer a uma das oportunidades, por exemplo, basta fazer o cadastro do currículo e acompanhar o processo seletivo.

Já se você está precisando de serviços de hidráulica, que tal contar com a maior empresa do segmento no Brasil? A Master House se dispõe a resolver todo e qualquer problema hidráulico. #ligapramaster